Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

"TREM DE SUBÚRBIO": Governos distrital e de Goiás negociam transporte sobre trilhos da Rodoferroviária a Luziânia, Entorno Sul

O veículo leve sobre trilhos (VLT) entre Brasília e Valparaíso (GO) pode ganhar uma nova parada.

Os governos do Distrito Federal e de Goiás pretendem ampliar o projeto até Luziânia (GO) – a distância entre os municípios do Entorno é de, aproximadamente, 60 km.

 

Em reunião no Palácio das Esmeraldas, na capital goiana, o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal, Paulo Roriz, e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Wilder Morais, solicitaram ao governo federal que a linha do VLT seja ampliada.

 

Participaram do encontro representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O projeto inicial do trem prevê o aproveitamento da linha férrea já existente, que só chega até Valparaíso.vlt 1

“É um trecho pequeno e que, se autorizado, vai beneficiar ainda mais a população que necessita de transporte seguro e barato para fazer esse trajeto”, disse Roriz.

Pela programação original do Governo do Distrito Federal (GDF), os testes com o novo modal devem começar em março, mas sem presença de passageiros – a previsão inicial era o fim de janeiro.

A ideia é aferir a segurança do trajeto até que os técnicos deem o aval para o uso coletivo.

Durante a reunião (foto abaixo), os secretários também trataram de convênios a serem firmados entre o GDF e Goiás nas áreas de indústria, saúde, educação, transporte e segurança.

vlt 2

A ideia é que os governadores Ibaneis Rocha (MDB) e Ronaldo Caiado (DEM) estabeleçam parcerias para que a liberação de recursos da área federal enfrentem menos burocracia para atender aos projetos compartilhados entre as duas unidades da Federação.

Reunião entre os secretários de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Distrito Federal, Paulo Roriz, e de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Wilder Morais

Material cedido ao Metrópoles

vlt 3

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS