compartilhar

CARNAVAL DE ANTIGAMENTE: Bloco Lagartixa Chorosa resgata marchinhas do século 20

Lema é retomar o carnaval de antigamente. 'Zé Pereira', 'Mamãe eu Quero' e 'Alalaô' estão entres os clássicos do Lagartixa Chorosa.

Uma das atrações do carnaval no Distrito Federal é o bloco Lagartixa Chorosa, um grupo que tem como foco as marchinhas de antigamente. Este ano, o grupo vai para a rua na segunda-feira (4), às 10h30, no Setor Comercial Sul. A entrada é gratuita.

O bloco é formado por 26 músicos que tem como lema "retomar o carnaval do século 20". Clássicos como "Zé Pereira", "Mamãe eu Quero" e "Alalaô" estão entres as marchinhas que ganham som com o grupo.

Lagartixa Chorosa

 

O grupo foi criado há quatro anos por um grupo de amigos que se conheceram na Escola de Choro Rafael Rabello. O desafio era levar às ruas de Brasília as canções antigas do carnaval carioca.

Tradicionalmente, o grupo ensaia na Praça do Compromisso, entre as quadras 703 e 704 Sul. Segundo a percussionista Luciana Campos, de 43 anos, o intuito é preservar a memória da cultura brasileira.

 

"A gente tem muito carinho por esses precursores do carnaval. E aqui em Brasília estava faltando um grupo com esse foco."

 

 

'Bom pra todos'

 

De acordo com Luciana, o Lagartixa Chorosa é um bloco para todas as idades, mas são as crianças e os idosos que mais participam. Além disso, eles apoiam iniciativas de inclusão, como o bloco Bom Pra Todos, dedicado às pessoas autistas.

 

"Eu acho muito importante a gente tentar incluir todos os tipos de pessoas."

 

O Bom Pra Todos foi criado por psicólogos que trabalham com autistas e ganhou novos adeptos, entre eles pessoas com vários tipos de deficiência. O Lagartixa Chorosa saiu com o bloquinho no dia 16 de fevereiro.

 

Programe-se

 

Lagartixa Chorosa

 

  • Data: 4 de março
  • Hora: às 10h30
  • Local: Setor Comercial Sul
  • De graça

 

COMENTÁRIOS