compartilhar

TA LIMPEZA: SLU retirou 14 toneladas de lixo das ruas só no domingo de Carnaval

Ao todo, 364 garis trabalharam em 10 localidades da Grande Brasília

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizou um mutirão para garantir a limpeza na folia dos brasilienses no Carnaval. Nesse domingo (3/3), foram coletados resíduos em 10 locais do Distrito Federal, trabalho que levou 364 garis às ruas e retirou das vias mais de 14 toneladas de lixo.

No Plano Piloto, 265 profissionais recolheram 11,3 toneladas de resíduos, a maior quantidade entre todos os locais. Em Planaltina, uma tonelada foi removida por 20 garis. Houve serviço também em Águas Claras, Ceilândia, Estrutural, Guará, Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Taguatinga.

De acordo com o SLU, durante o Carnaval, transcorrem normalmente as atividades do Aterro Sanitário de Brasília e os serviços de limpeza urbana (varrição, catação e coleta convencional).

 A Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) também segue o expediente normalmente, ficando fechada no feriado desta terça-feira (5).

Campanha
Pelo quinto ano consecutivo, o SLU promove a campanha Bloco Brasília Limpa para levar conscientização nos dias de folia na cidade. Neste ano, serão certificados todos que participarem enviando vídeos e fotos de suas ações até o dia 23 de março.

Em 2018, a meta de diminuir a sujeira durante a festa foi atingida: os garis recolheram 82 toneladas de lixo, número inferior ao registrado em 2017, de 95 toneladas.

 

As estatísticas, segundo o governo, refletem a conscientização da população sobre a destinação de resíduos e materiais para o lixo e devem diminuir ainda mais neste ano.

Desde 2015, o SLU já certificou 43 blocos carnavalescos, que se empenharam na gestão dos resíduos, mobilizando os foliões para o descarte adequado durante seus desfiles. 

 

COMENTÁRIOS