compartilhar

85 POR CENTO: Aumenta o número de roubo a pedestres; Celulares são os maiores alvos dos bandidos

Polícia Militar recuperou 368 celulares só no segundo mês do ano

Nos últimos anos, as pessoas passaram a ter acesso a tudo na palma da mão através do aparelho celular.

 

Mas com esse avanço, elas passaram a ser mais alvo dos bandidos.

De 2012 para 2015, houve um aumento de 85% de roubo aos pedestres na Grande Brasília, ação onde o principal alvo dos criminosos são os celulares.

De acordo com o balanço de criminalidade do mês de fevereiro divulgado, nesta semana, pela Secretária de Segurança Pública do GDF, a Polícia Militar recuperou 368 celulares só no segundo mês do ano.

 

Em 2016, já foram registados mais de 6 mil ocorrências do tipo. Um aumento de 12% comparado ao último ano.


Para tentar combater esse tipo de crime, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma maneira mais fácil de bloquear os aparelhos roubado, extraviados ou perdidos.

 

Basta apenas o usuário informar o número da linha para a operadora.

Antes, era necessário anunciar os cerca de 15 números que compõem o identificador chamado Imei – espécie de chassi dos aparelhos, que pode ser visualizado ao se digitar *#06#

Ele também pode ser localizado na parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria, caso o celular esteja descarregado. 


De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, o bloqueio pode ser feito junto às operadoras e, também, na Polícia Civil da Bahia, Ceará e Espírito Santo, onde já há acesso ao sistema.

Para isso, basta o usuário fazer uma ocorrência nas delegacias para, automaticamente, o celular ser incluído em uma lista que contém aparelhos roubados, extraviados ou perdidos tanto em território nacional como em 44 outros países. 


A fim de evitar que as pessoas adquiram celulares roubados, foi disponibilizada na internet uma página na qual é possível saber se os identificadores Imei estão bloqueados. A consulta pode ser feita pelo site www.consultaaparelhoimpedido.com.br

 

Fonte: *Alô - Clipping

COMENTÁRIOS