compartilhar

"CHAMA O ELETRICISTA": Avião da Latam sofre queda de energia em Brasília e precisa fazer "chupeta" para decolar

Problema fez voo sair com uma hora e meia de atraso com destino ao Amapá. Companhia nega 'pane elétrica'.

Um voo que saía de Brasília com destino a Macapá atrasou a decolagem por conta de uma queda de energia elétrica, na noite desta terça-feira (26).

Um vídeo obtido pelo G1 mostra o momento em que o piloto informa aos passageiros e à tripulação que seria preciso uma fonte de energia externa para ligar o avião.

 

O procedimento é semelhante ao de “chupeta”, realizado em carros quando falha a bateria.

A imagem mostra os passageiros no escuro enquanto escutam a mensagem do piloto.

"Faremos a partida dos nossos motores com auxílio de uma fonte de energia elétrica externa. Reitero que essa condição é totalmente segura e não interfere em nosso voo. Apenas vou necessitar de uma fonte de energia externa para dar partida em nossos motores", afirmou o piloto no rádio.

Resultado de imagem para latam aeroporto brasilia

Em nota, a Latam disse que "não houve 'pane elétrica'" no voo LA-3528. Segundo a empresa, a "aeronave passou por uma queda momentânea de energia antes do acionamento dos motores, ainda em solo, sem qualquer impacto para a segurança da aeronave e de seus passageiros".

"A companhia, que realiza manutenções preventivas em todas as suas aeronaves, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura."


O avião fez oito voos na terça-feira, sendo o último trecho Brasília – Macapá.

O problema fez a aeronave sair com uma hora e meia de atraso. Era para ter decolado às 23h55, mas só saiu a 1h29 da madrugada. O pouso no Amapá ocorreu às 3h50.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS