Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

VEJA PREVISÃO: Chuvas no a Grande Brasília superam em 122 por cento o esperado para o mês de abril

Instituto Nacional de Meteorologia registrou 296 milímetros até esta segunda-feira. Após temporal, temperatura deve bater 30 graus.

O volume de chuva registrado no Distrito Federal, em abril deste ano, foi 122% maior do que o esperado para o período.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), choveu 296,4 milímetros na capital federal até a manhã desta segunda-feira(22).

A média do mês nos últimos 20 anos foi de 133,4 milímetros.

Segundo o meteorologista Mamedes Melo, o tempo nublado deve durar até esta terça-feira (23). Neste período, a temperatura deve variar entre 16 e 30 graus.


Somente no temporal que atingiu a capital brasileira neste domingo (21) foram registrados 29,6 mm, de acordo com o instituto.

 

O volume corresponde a 22% do índice registrado em abril."Uma área de alta pressão ficou presa sobre o Distrito Federal e, o aquecimento durante o dia, induziu esse tipo de nuvem, que provocou a chuva", explica Mamedes.

 

"A água evapora e forma uma nuvem convectiva, que vem acompanhada de rajadas de ventos, trovões, raios e pancadas de chuva."

 

 

Ventos fortes

 

A chuva que caiu sobre o Distrito Federal neste domingo (21) foi acompanhada por rajadas de vento. Em Brazlândia, a velocidade do vento chegou a 60 km/h. No Plano Piloto a média ficou em 30 km/h.

A combinação de chuva e vento derrubou cerca de 20 árvores e deixou parte da capital sem energia elétrica.

Até as 10h desta segunda (22), equipes do Corpo de Bombeiros trabalhavam na desobstrução de vias. A maioria dos imóveis também já estava com o serviço elétrico reestabelecido.

 

Reservatórios

Barragem do Descoberto, no Distrito Federal, opera com 100% da capacidade; em imagem de arquivo — Foto: Fabiano Andrade/TV Globo

Barragem do Descoberto, no Distrito Federal, opera com 100% da capacidade desde dezembro

Nesse domingo (21), o reservatório do Descoberto – principal bacia que abastece o DF – completa 71 dias consecutivos com 100% da capacidade. Já o reservatório de Santa Maria operava com 91,2%.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS