compartilhar

CAPITAL FEDERAL: Inflação de fevereiro é a quarta menor entre as capitais pesquisadas

Setores de habitação e transportes contribuíram para segurar o aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo na capital do País

A inflação no Distrito Federal fechou o mês de fevereiro com alta de 0,69%. O número, calculado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), representa a quarta menor taxa do mês entre as 13 capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

Os dados foram apresentados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) nesta segunda-feira (14).


Entre os setores que apresentaram redução destacam-se o de habitação e o de transportes.

 

O primeiro teve queda de 0,07 ponto porcentual em Brasília. O setor compreende itens como aluguel, taxas, reparos, artigos de limpeza, combustíveis domésticos e energia elétrica.


De acordo com o gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Jusçanio Umbelino de Souza, esses itens tiveram significativa alta nos últimos 12 meses, mas agora a tendência é de estabilidade.Inflação de fevereiro no DF é a quarta menor entre as capitais pesquisadas

"A expectativa é que, uma vez realinhados os preços públicos, principalmente o de energia elétrica, a gente tenha um período de manutenção de valores e menor pressão sobre a inflação", explicou Souza.


O setor de transportes representou queda de 0,28 ponto porcentual em fevereiro. Entre os itens analisados no setor estão transporte público, preço de combustíveis e valores de veículos.

Acesse a pesquisa completa.

 

COMENTÁRIOS