Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

MUITA FÉ: Planaltina encerra Folia da Roça em homenagem ao Divino Espírito Santo

Cavalgada de 6 km até a cidade teve participação do governador Ibaneis Rocha e movimentou a cidade-satelite

Este sábado (8) foi dia da tradicional cavalgada que marcou o encerramento da 137ª Folia da Roça, em Planaltina, cidade-satélite de Brasília.

A festa em homenagem ao Divino Espírito Santo teve início este ano no dia 31 de maio e contou com a presença do governador do Distrito Federal, lbaneis Rocha.

Pela grandeza e importância religiosa que exerce na localidade, o festejo é considerado patrimônio cultural imaterial do Distrito Ffederal desde 2013 e só não é maior em público que a Via Sacra do Morro da Capelinha, também na cidade-satélite.Resultado de imagem para MUITA FÉ: Planaltina encerra Folia da Roça em homenagem ao Divino Espírito Santo

O governador estava acompanhado de primeira-dama Mayara Noronha; do vice, Paco Britto; do secretário de Esportes, Leandro Cruz; e do líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes.

Ibaneis participou de uma cavalgada com dezenas de cavaleiros que saiu da DF 128, na Parada das Frutas, até o centro de Planaltina Velha. “Estou muito emocionado por estar aqui e participar de um evento dessa magnitude cultural, religiosa e turística do nosso Distrito Federal”, disse.

Tradição familiar
Ao assumir o legado do irmão José Simão, falecido há 20 anos, Maria Helena da Silva, a Dona Nitinha, é responsável pela distribuição de frutas aos cavaleiros e fiéis no acostamento da rodovia antes da partida dos cavalos para o encontro das bandeiras na cidade. “Para mim, a festa em homenagem ao Divino Espírito Santo é tudo. Representa a minha vida e o meu amor por isso”, disse, emocionada.

Há registros de que a folia do Divino começou no Distrito Federal há 137 anos na região que hoje abriga Planaltina –apesar de ser celebrada há 40 anos. Devoto do Divino Espírito Santo a quem fez promessa pela cura de uma doença do filho, o deputado Claudio Abrantes explicou à Agência Brasília o significado e o ritual da festa que encheu de emoção milhares de pessoas que acompanharam o encontro das bandeiras no centro historico de Planaltina.

Resultado de imagem para MUITA FÉ: Planaltina encerra Folia da Roça em homenagem ao Divino Espírito Santo

 

COMENTÁRIOS