Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

MAIS DA METADE DE GASTO: Reservatório do Descoberto vai atingir mínimo de 46 por cento com seca deste ano, prevê Adasa

Expectativa é de que limite seja alcançado em outubro. Santa Maria deve marcar volume mínimo de 69% no mesmo período.

O reservatório do Descoberto – principal bacia de abastecimento de água do Distrito Federal – deve atingir o volume mínimo de 46% no fim da seca deste ano.

 

A previsão foi elaborada pela Agência Reguladora de Águas (Adasa), que divulgou nesta terça-feira (11) a curva de acompanhamento das barragens de Brasília de maio a dezembro de 2019.

Segundo a Adasa, a expectativa é de que esse limite seja alcançado em outubro.

 

Se a previsão se confirmar, ainda assim, o Descoberto ficaria longe do mínimo histórico de 5,3% – exibido em 7 de novembro de 2017, durante o racionamento de água.

Hoje, o Descoberto está com a capacidade máxima de 100% – índice mantido há 123 dias.

Neste ano, a bacia só exibiu volume inferior durante o período de 1º de fevereiro a 9 de fevereiro, quando os índices variaram entre 99,8% e 99,3%.

RESERVATORIO DO DESCOBERTO

Barragem do Descoberto, no Distrito Federal, bate 100% e volta a transbordar — Foto: Fabiano Andrade/TV Globo

Santa Maria

 

Ainda de acordo com a previsão da Adasa, o reservatório de Santa Maria – responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte e a região do Colorado – também deverá alcançar o nível mínimo em outubro, quando marcará 69%.

Assim como o Descoberto, o Santa Maria também está atualmente com a capacidade máxima de armazenamento de água. O volume de 100% foi atingido em 19 de maio.

A segunda bacia mais importante da capital não alcançava 100% do volume desde 27 de junho de 2015. Passaram-se 1.422 dias desde então.

As curvas de acompanhamento elaboradas pela Adasa funcionam como um parâmetro para o governo sobre a eficácia das medidas de enfrentamento da seca e direcionam os volumes de captação de água das barragens.

RESERVATÓRIO DE SANTA MARIA

Reservatório de Santa Maria, no DF, chega a 100% da capacidade — Foto: TV Globo/Reprodução

Volume de capacitação

 

A Adasa autorizou a Caesb a captar 5 mil litros de água por segundo do Descoberto enquanto o reservatório estiver com 100% da capacidade. O limite, atualmente, é de 4,3 mil litros por segundo.

Caso a bacia atinja o volume igual ou superior a 73% em 31 de agosto, a companhia fica autorizada a retirar, nos meses de setembro e outubro, a vazão média mensal de 4,5 mil litros por segundo.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS