compartilhar

PRAÇA DOS TRÊS PODERES: Cartão postal de Brasília ganha nova iluminação em LED

Dos 150 projetores de vapor metálico localizados no ponto turístico, 120 foram substituídos por LED de 36 watts

Uma das épocas mais bonitas para visitar Brasília é entre os meses de maio e setembro.

O período seco propicia a floração dos ipês, vegetação típica do cerrado, e valoriza a cor verde vibrante das palmeiras que enfeitam a capital federal.

A revitalização da praça situada atrás da Câmara dos Deputados, com seu jardim de palmeiras imperiais, atende a dois objetivos.

Assegurar maior segurança ao local e destacar sua beleza.


Por lá, circulam diariamente funcionários do Congresso e de outros órgãos públicos, assim como um grande número de turistas, devido à localização estratégica e o simbolismo do conjunto arquitetônico que abriga os três poderes da República.

A revitalização do Jardim das Palmeiras foi concluída recentemente por equipes da Companhia Energética de Brasília, em parceria com a Secretaria de Obras do GDF.


Dos 150 projetores de vapor metálico localizados no ponto turístico, 120 foram substituídos por LED de 36 watts, que traz uma luminosidade branca e mais potente para o jardim, aumentando a sensação de segurança no local.

O engenheiro Diego Rezende e sua mãe Adila Rezende faziam fotos na Praça dos Três Poderes na noite desta quinta-feira, 18/07, por volta das 20h30.

 

Eles são de Belém (PA) e decidiram visitar os pontos turísticos de Brasília à noite, quando a temperatura está mais amena.

“Nós adoramos a iluminação. Não sabíamos da existência dessa área com as palmeiras. Foi a primeira coisa que reparamos quando nos aproximamos aqui do centro, está muito chamativa e é um lindo plano de fundo para fotos”, conta Diego.


“Assim eu me sinto muito mais seguro para esperar o ônibus”, declarou Samuel Moreira, técnico de informática do Tribunal de Contas da União, enquanto esperava o transporte público para ir para casa.

“Meu expediente termina às 20h. Quando a luz nessa área ainda era amarela, me sentia desprotegido. Agora com o LED caminho com tranquilidade”, conta Samuel.

A manutenção foi realizada em duas semanas e custou R$ 449 mil para o Governo do Distrito Federal. O Diretor-Técnico da CEB, Paulo Afonso Machado, destaca que o Jardim das Palmeiras estava com iluminação precária e, por esse motivo, passava despercebido pela população. “Esse jardim é um elemento importante de composição na Praça dos Três Poderes e agora pode ser devidamente valorizado”, afirma Afonso.

Além do Jardim das Palmeiras Imperiais, a Praça dos Ipês – que fica atrás do Senado Federal – e o espelho d’agua do Congresso Nacional também vão receber melhorias na iluminação pública.

Antes e Depois da nova iluminação

 

COMENTÁRIOS