compartilhar

GREVE DOS CORREIOS: Agências do Plano Piloto e cidades-satélites amanheceram abertas, mas entregas podem atrasar

Maior impacto deve ser no setor de distribuição, diz sindicato. Principal reivindicação da categoria é reajuste salarial.

As agências de atendimento dos Correios amanheceram abertas no Distrito Federal nesta quarta-feira (11), aguatinga.apesar de diversas assembleias pelo país terem decretado greve geral por tempo indeterminado, na noite desta terça (10).

A maior adesão ao movimento deve ocorrer no setor de distribuição, informou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).

Isso pode afetar os prazos de entrega de encomendas.

Todas agências foram abertas no horário de funcionamento normal, às 9h, sem previsão de alteração.


Impacto

A paralisação surpreendeu os consumidores. Luciana Delela, de 48 anos, procurou a agência do Sudoeste para postar um presente para a sobrinha, que mora em Piracicaba (SP).

No momento do atendimento, foi informada sobre possíveis imprevistos no prazo.

"Eu postei uma encomenda que é para chegar em dois dias, mas eu não sei se vai chegar conforme previsto, no mês que vem ou nesta semana. E como eu me sinto? Péssima", afirmou.


Um dos representantes da Fentect, Fischer Marcelo Moreira dos Santos, afirmou que a estimativa de adesão ao movimento a nível nacional é de 60%, em diferentes setores.

"O movimento é de adesão pelo trabalhador. O trabalhar é que escolhe se adere ou não. Historicamente, as áreas que mais participam são as áreas de distribuição (e não o de atendimento)", explicou.

Negociação

 

A principal reivindicação da categoria é o reajuste de salário. O movimento também se coloca contra a privatização da estatal e pede a reinclusão de pais e mães dos funcionários no plano de saúde, entre outras melhorias nas condições de trabalho.


Ainda não há previsão de quando será a próxima assembléia geral da categoria.

Em nota, a direção dos Correios informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, "considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões".

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS