compartilhar

FRENTE FRIA: Neblina suspende pousos no Aeroporto JK e "esconde" monumentos da cidade

Intervenção no JK começou às 6h49; não houve voos cancelados. Nevoeiro escondeu metade das torres do Congresso e parte do estádio.

A forte neblina que encobriu o céu de Brasília suspendeu pousos no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e "tampou" monumentos na manhã desta quinta-feira (28).

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o nevoeiro foi provocado por uma frente fria vinda do sul da América do Sul. A temperatura atingiu 15 °C na madrugada.


A intervenção no terminal começou às 6h49, de acordo com a Inframerica. A entidade informou que aviões sobrevoam a região enquanto aguardam autorização para utilizar a pista de pouso. As decolagens não sofreram alterações. Até as 8h não havia registro de atrasos ou cancelamentos de voos.

Frente fria provoca forte neblina em Brasília e deixa estádio coberto por nevoeiro (Foto: Fernando Caixeta/G1)
Frente fria provoca forte neblina em Brasília e deixa estádio coberto por nevoeiro

A neblina encobriu vários pontos turísticos no Eixo Monumental. A Torre de TV só era visível até o mirante no início da manhã. No Congresso Nacional, as duas torres ficaram escondidas da metade para a cima. O Estádio Nacional Mané Garrincha também ficou parcialmente coberto.

Congresso Nacional amanhece encoberto por neblina. (Foto: Fernando Caixeta/G1)Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, a situação é comum no outono e no inverno. "Pela climatologia, a estação seca começa na segunda quinzena de maio e termina na segunda quinzena de setembro. Quando acontece um período superior a 15 dias sem chuva dentro da estação chuvosa, a gente chama de 'veranico'. O que aconteceu neste mês foi que passaram-se 28 dias sem chover."

A umidade relativa do ar deve ficar entre 95% e 55% nesta quinta. As chances de chuva são de 85%, segundo o Inmet. A temperatura pode atingir 27 °C entre 12h e 15h.

 

Fonte: *G1 - Clipping

COMENTÁRIOS