Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

TECNOLOGIA PARA O BUSÃO: App que informa trajetos e horários de ônibus começa a funcionar

'Moovit' traça rotas e avisa quando transporte está chegando na sua parada. Por enquanto, só duas empresas têm GPS ativado; GDF promete expandir.

Passageiros de ônibus do Plano Piloto e das cidades-satélites já podem contar com uma ferramenta online para descobrir o melhor trajeto e monitorar a chegada dos próximos veículos a cada estação.

 

O aplicativo "Moovit" já é usado em capitais estaduais, como São Paulo e Goiânia, e conta com informações das empresas e de usuários do transporte para formar o banco de dados.


Até esta sexta (29), apenas as viações Marechal e Pioneira tinham garantido o acesso do aplicativo ao sistema de monitoramento por GPS, que garante o acompanhamento de cada veículo.

 

O sindicato das empresas afirma que todos os carros em circulação na Grande Brasília têm GPS instalado, mas há um custo para fornecer as informações ao app.

Enquanto os dados em tempo real não são incluídos no sistema, o Moovit usa os horários previstos pelo DFTrans para cada trajeto.

 

A Secretaria de Mobilidade e o DFTrans informaram à TV Globo que estão preparando ações para facilitar o planejamento, mas não dizem quando pretendem concluir esse trabalho.


O Moovit é gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone. No site, os desenvolvedores afirmam que a plataforma está ativa em 700 cidades de 58 países, com 30 milhões de usuários.


Mapa portátil
Além de avisar quando o ônibus está chegando à parada, o aplicativo também permite que o passageiro programe um trajeto. Com os pontos de partida e de chegada, o usuário consegue saber qual é a linha mais rápida, se há necessidade de integração e qual o tempo previsto de viagem.

Outro recurso do app permite que os usuários emitam "alertas" sobre algum percalço naquele caminho. Mudanças repentinas de linhas, paradas inesperadas, acidentes ou trechos em obras podem ser informados pelos passageiros e servem de alerta quem ainda vai passar pelo local.

 

Fonte: *G1 - Clipping

COMENTÁRIOS