compartilhar

MAIO AMARELO: Detran lança campanha de paz no trânsito no Parque da Cidade

Campanha educativa integra vários órgãos do governo e tem a finalidade de reduzir o número de mortes e de acidentes nas ruas, avenidas e estradas-parques do Plano Piloto e cidades-satélites


A bancária Elen Caroline Castro, de 29 anos, acredita que a educação no trânsito pode salvar vidas. “Quando as pessoas são conscientizadas e seguem as leis, o número de acidentes tende a reduzir”, destaca a moradora da Asa Norte, habilitada como motorista há nove anos.

 

Ela visitou, na manhã deste domingo (1º), no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o estande montado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal, na altura do estacionamento 13, durante a abertura oficial da Campanha Maio Amarelo, em Brasília.



O evento teve diversas atividades tanto para adultos quanto para crianças. Quinze agentes e 50 recreadores se revezaram nas apresentações culturais e lúdicas, nos jogos educativos e nas abordagens. Cerca de cinco mil kits com material informativo foram distribuídos.

O helicóptero do departamento ficou à disposição para quem quisesse conhecer, além dos equipamentos usados no cotidiano das equipes. “Nosso objetivo é chamar a atenção tanto dos adultos, quanto das crianças, que são pedestres e serão futuros condutores”, destacou a diretora de Educação de Transito do Detran, Gláucia Simões. “A sociedade precisa se conscientizar da necessidade de reduzirmos o número de acidentes e zerarmos a quantidade de mortes”, completou.



O Maio Amarelo envolve a participação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, além do Detran. A campanha é uma parceria da sociedade civil com o poder público. Durante todo o mês, o Palácio do Buriti, o Congresso Nacional, a Ponte JK, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e a caixa d'água de Ceilândia ficarão iluminados de amarelo, em alusão ao significado da cor nos semáforos: atenção. O objetivo é alertar a população para a importância de seguir adequadamente o Código de Trânsito Brasileiro.
O helicóptero do departamento ficou à disposição para quem quisesse conhecer, além dos equipamentos usados no cotidiano das equipes


O helicóptero do departamento ficou à disposição para quem quisesse conhecer, além dos equipamentos usados no cotidiano das equipes



De acordo com o departamento, a escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas, quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado neste mês, no mundo todo. No decorrer do mês, as instituições envolvidas promoverão ações educativas e abordagens para ressaltar o tema.


O Detran destacou as "invasões" como uma das principais atividades. Equipes da autarquia entrarão de surpresa em instituições públicas e privadas abordando trabalhadores e distribuindo material informativo sobre a campanha. Tudo previamente autorizado pelas chefias dos órgãos.


Ciclistas
Durante o mês, o Detran dedicará ainda atenção especial ao ciclista. No dia 8, será lançada uma campanha na mídia que se estenderá por 40 dias. As peças publicitárias abordarão o respeito no compartilhamento de vias e a importância de dar preferência ao ciclista. Está previsto para o dia 29 um passeio ciclístico na Floresta Nacional de Brasília.



Para a segurança no trânsito e a redução de acidentes, o Detran enfatizará em suas campanhas direitos e deveres dos ciclistas. Recomendará que eles respeitem a sinalização, a faixa de pedestre, que parem nos semáforos e redobrem a atenção nos cruzamentos. Eles também serão alertados sobre a utilização correta de equipamentos de segurança como campainha, capacete e sinalização noturna e serão orientados a trafegar no sentido da via.

 

COMENTÁRIOS