Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA: Grupos pró e contra impeachment protestam no revezamento

Houve pequeno tumulto na saída do símbolo olímpico do Palácio do Planalto. Eles exibiram faixas com críticas ao governo; homem se fantasiou de Lula.

Manifestantes contrários e a favor do impeachment causaram um pequeno tumulto na saída da tocha olímpica do Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (3).

 

Eles se aproximaram dos primeiros condutores para exibir faixas com críticas ao governo. Havia um homem fantasiado de ex-presidente Lula vestido de presidiário.

Manifestantes a favor do impeachment se aproximam de condutores da tocha olímpica em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Apesar do incidente, não houve prejuízo ao evento.

O revezamento da tocha olímpica começou por volta de 10h. Após uma cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff passou a chama símbolo das Olimpíadas para a jogadora de vôlei Fabiana.

Manifestantes contra e a favor do impeachment se aproximam de condutores da tocha olímpica em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)Manifestantes contra e a favor do impeachment se aproximam de condutores da tocha olímpica

A capitã da seleção bicampeã olímpica  desceu a rampa do Palácio do Planalto e caminhou por alguns minutos pela Esplanada dos Ministérios e passou a chama para Artur Ávila Cordeiro de Melo, primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a Medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da matemática.

Manifestantescontra e a favor do impeachment se aproximam de condutores da tocha olímpica em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)Manifestantescontra e a favor do impeachment se aproximam de condutores da tocha olímpica

O trajeto termina em um retorno à Esplanada, por volta das 20h50, nas mãos da medalhista olímpica Leila Barros. A tocha será recepcionada no local em meio a uma celebração musical, que começa no fim da tarde e inclui shows de Daniela Mercury, Diogo Nogueira e Ellen Oléria, além de artistas locais. Os shows são gratuitos e começam às 16h.


O esquema de segurança envolve 3,5 mil profissionais das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública. Destes, 148 oficiais atuarão junto ao comboio da tocha por todo o percurso. A Força Nacional fará "ação aproximada" em algumas partes do percurso, mas não atuará por todo o trajeto, segundo o GDF.


A tocha olímpica vai percorrer mais de 300 cidades em solo nacional até a cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto. Vão ser 12 mil condutores nos 95 dias de revezamento.


Tocha em Brasília
A capital do país é a primeira cidade a receber o símbolo. O fogo olímpico chegou ao Aeroporto JK às 7h25. A tocha vai percorrer 105 quilômetros na cidade, passando por 143 condutores.

O fogo vai percorrer cinco cidades-satélites por terra, água e ar, carregado por medalhistas olímpicos, representantes de comunidades indígenas e estudantes da Grande Brasília, entre outros.

 

Fonte: *G1 - Clipping

COMENTÁRIOS