Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

AGROBRASÍLIA: Uma das maiores feiras de agronegócios do Centro Oeste começa hoje

 A nona edição da AgroBrasília, maior feira de agronegócio do Centro-Oeste, será de terça (10) a sábado (14), das 9 às 17 horas, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR-251, km 5).
Faz parte da programação o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, organizado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e pelas Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF), com cursos e treinamentos para pequenos e médios agricultores.
A finalidade é apresentar tecnologias adaptáveis à realidade deles.Agrobrasilia
O ambiente de 48 mil metros quadrados terá 13 circuitos temáticos, com dicas para cultivos de frutas, flores e mel, uso de energias renováveis, criação de pequenos animais, produção de leite e gestão ambiental, entre outros assuntos.
A ideia é auxiliar a elevar a produtividade e o lucro. “Em cada tema apresentado, haverá pelo menos duas inovações”, promete o extensionista (consultor para técnicas rurais, econômicas e sociais) da Emater e coordenador do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, Névio Guimarães. 

agrobrasilia espaco de-valorizaao da agricultura familiar agenciabrasilia

 

Também serão oferecidos produtos para a agricultura familiar e orientações sobre formas de acesso aos programas de crédito dos governos federal e de Brasília. “Oferecemos oficinas de reciclagem de materiais para artesanato e palestras sobre panificação, saneamento e plantas medicinais”, acrescenta a gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater, Selma Tavares.


Outra novidade será uma parte exclusiva para energias renováveis. Logo no primeiro dia de feira, ocorrerá um seminário sobre o tema, realizado pela Emater, pela Embrapa Agroenergia — vinculada à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) — e pela Coordenadoria de Biocombustíveis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “O produtor poderá conhecer e obter mais informações sobre alternativas limpas para uso nas propriedades, como a energia solar e a eólica, o biodiesel e o biogás”, afirma Névio Guimarães.


A 60 quilômetros da capital do País, a estrutura fica no centro de uma região que, além do Distrito Federal, abrange Bahia, Goiás e Minas Gerais. O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal, tem entrada franca.


Estrutura
Quinta maior feira de agronegócio do Brasil, a AgroBrasília de 2016 tem expectativa de público de 100 mil pessoas — sendo 4 mil no espaço do governo local —, 420 expositores e movimentação de R$ 550 milhões. O evento abrange desde agricultores familiares até grandes produtores. O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci tem 500 mil metros quadrados.
Programação
Dia
Às 10 horas
Às 13h30
Terça-feira (10)
Palestras sobre benefícios sociais
Oficina de macarrão comora-pro-nóbis
Quarta-feira (11)
Reunião técnica sobre Plano de Desenvolvimento Rural do DF, da Secretaria de Fazenda
Expedição Safra-Brasília – apresentação de resultados
Quinta-feira (12)
Oficina de caldo verde com taioba
Painel sobre inclusão social e produtiva do jovem rural
Sexta-feira (13)
Oficina de arte e terapia para mulheres
Oficina de tapioca nutritiva
Sábado (14)
Oficina de caldo de
cará-do-ar

AgroBrasília 2016
De 10 a 14 de maio (de terça-feira a sábado)
Das 9 às 17 horas
No Parque Tecnológico Ivaldo Cenci — BR-251, km 5, sentido Unaí (MG)
Entrada franca
(61) 3339-6542 e (61) 3226-5810
Informações: www.agrobrasilia.com.br

 

COMENTÁRIOS