Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

MUITO(A) MASSA: Novacap produz maior quantidade de asfalto em um dia desde 2013

Por ter assumido diretamente mais obras, a empresa tem produzido cerca de 400 toneladas de massa asfáltica por dia — a média anterior era de 180. Nesta sexta-feira (24), um recorde foi batido: 447,62 toneladas

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) produziu 447,62 toneladas de asfalto nesta sexta-feira (24), maior produção desde 2013, quando essa quantidade chegou a 503 toneladas em um dia.

 

 

O ritmo acelerado de trabalho é explicado por dois motivos.

 

O primeiro deles é o fato de a Grande Brasília estar no período de seca, em que as vias sofrem menos com as condições climáticas.

 

O segundo, e mais importante, é o de a companhia ter assumido a execução direta de uma quantidade maior de obras, em vez de apenas fornecer massa asfáltica.

Por ter assumido diretamente mais obras, a empresa tem produzido cerca de 400 toneladas de massa asfáltica por dia.

A usina de produção de asfalto da Novacap funciona dentro da empresa, no Setor de Áreas Públicas.


Na segunda-feira (20), o recorde já estava estabelecido, com a produção de 441,77 toneladas de asfalto, quantia superada nesta sexta-feira. Normalmente, a média diária é de 180 toneladas. Sem as chuvas, no entanto, tem sido constante produção superior a 400 toneladas a cada dia.


O Distrito Federal conta com 27 equipes tapa-buraco nas ruas. Vinte são de 11 empresas terceirizadas – que usam a própria massa asfáltica – e, as outras sete, da Novacap.

O material produzido pela empresa pública ainda abastece os cinco distritos do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e as 31 administrações regionais.


Um exemplo de obra executada diretamente pela empresa é a da Feira do Produtor e Atacadista de Ceilândia, onde 46 mil metros quadrados de asfalto passam por processo de recapeamento.

Produção de asfalto é maior durante a seca

“Intensificamos a produção para reduzir, ao máximo, a quantidade de buracos durante a seca, já com o objetivo de ter menos problemas na época de chuva”, explica o diretor-presidente interino da Novacap, Júlio Menegotto. “A produção está diretamente ligada ao consumo da massa. Quando chove, a base do buraco fica molhada, e o asfalto não adere. Portanto, utiliza-se menos.”


 

A usina de produção de asfalto da Novacap funciona dentro da empresa (Setor de Áreas Públicas, Lote B). Vinte e três funcionários ficam responsáveis pela produção, manutenção, operação, distribuição de material, limpeza, além de realizar adequações conforme solicitações de órgãos ambientais.

 

COMENTÁRIOS