compartilhar

PROCON ORIENTA: Passageiros no Aeroporto JK e na rodoviária interestadual esclarecem dúvidas, direitos e deveres

De 21 de dezembro a 4 de janeiro, agentes do órgão estarão nos terminais das 8 às 18 horas.

A partir de segunda-feira (21), agentes do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) vão circular pelo Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek e pela Rodoviária Interestadual de Brasília, das 8 às 18 horas, com o intuito de orientar os passageiros e os funcionários das empresas de transporte sobre direitos e deveres em viagens.

 

A ação segue até 4 de janeiro.


Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino KubitschekDe acordo com o diretor de Fiscalização do Procon, Maurício Bomfim, os servidores da autarquia fornecerão explicações sobre problemas enfrentados por muitos passageiros na hora de viajar de avião ou de ônibus.

 

"Alguns exemplos são em relação a atraso de itinerários, à falta de assistência pelas companhias, a extravio de bagagem", enumera.


Recomendações
No caso das malas e bolsas, a recomendação é que elas sejam identificadas com nome e telefone. Além disso, é desaconselhável despachar artigos de valor como joias, dinheiro e eletrônicos. Esses materiais devem ir como bagagem de mão.

 

 

Objetos especiais — pranchas de surfe, bicicleta, instrumento musical e carrinho de bebê, entre outros — devem ser incluídos na franquia de bagagem normal. Nos casos de voos nacionais, cada passageiro, adulto ou criança (exceto as de colo), tem direito a levar até 23 quilos de pertences. Nos ônibus, o peso limite é de 30 quilos.


Em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil, o instituto produziu um guia on-line com dicas para uma viagem tranquila de avião. O documento reúne informações das principais cartilhas do órgão federal sobre o assunto.

 

COMENTÁRIOS