Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

TRIPLICOU: Segurança durante os jogos terá 4,5 mil pessoas por dia em Brasília

Efetivo terá à disposição policiais militares, civis, bombeiros e agentes de trânsito. Durante a Copa, em 2014, capital federal contou com 1.564 agentes de segurança por dia.

Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que vai sediar sete jogos do torneio masculino de futebol e três do feminino durante a Olimpíada


O Governo do Distrito Federal vai mobilizar 4,5 mil servidores por dia no esquema de segurança dos Jogos Olímpicos, que terá dez partidas de futebol disputadas em Brasília.

 

O efetivo é o triplo do que foi empregado durante a Copa do Mundo, quando 1.564 agentes de segurança atuaram nas ruas de Brasília em cada um dos sete jogos de 2014.


De acordo com o coordenador da comissão de segurança para os Jogos Olímpicos, coronel Paulo Roberto Oliveira, 44 órgãos vão trabalhar em conjunto para garantir a proteção de turistas, autoridades e delegações com atletas.

 

No grupo estão policiais civis, militares, bombeiros, agentes do Detran e do DER, por exemplo. Para Oliveira, o efetivo de 4,5 mil servidores é "adequado".


Por questão de segurança, a comissão não informa o número exclusivo de policiais destacados para atuar na Olimpíada. Segundo Oliveira, o trabalho efetivo nas ruas começa a partir de 24 de julho, quando a seleção de futebol do Iraque chega a Brasília.

 

Os dois primeiros jogos previstos na capital ocorrem em 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial da Olimpíada (veja ao final deste texto).


O coronel Oliveira disse que as ações de segurança serão centradas no acompanhamento das delegações, nos quatro Centros de Treinamento, no estádio Mané Garrincha e no hotel Royal Tulip, onde as equipes ficarão hospedadas.

Durante os jogos, haverá bloqueios no trânsito em várias vias. O GDF também vai garantir a escolta de autoridades.


Ao contrário da Copa do Mundo, na capital federal não haverá apoio da Polícia Rodoviária Federal nem do Exército em ações nas ruas, mas haverá troca de informações de inteligência entre todas as forças que vão atuar nos esquema de segurança.

Secretária de Segurança, Márcia de Alencar, em entrevista ao lado do coordenador da comissão de segurança para os Jogos Olímpicos, Paulo Roberto Oliveira (Foto: Gabriel Luiz/G1)
Secretária de Segurança, Márcia de Alencar, em entrevista ao lado do coordenador da comissão de segurança para os Jogos Olímpicos, Paulo Roberto Oliveira

 

Quatro jogos cairão nos dias previstos de votações do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Senado, em 4 e 9 de agosto. De acordo com a secretária de Segurança, Márcia de Alencar, haverá operações simultâneas para garantir a proteção para os jogos e na Esplanada dos Ministérios.


Ela declarou que o GDF vai cumprir todos os protocolos de segurança estabelecidos. Os protocolos são padrões de como os órgãos devem agir em 168 situações possíveis de ocorrer – quando um carro quebra em uma zona protegida, por exemplo, o protocolo determina que a Polícia Militar deve retirar o veículo do local, desviando a rota rapidamente, e a Polícia Civil fazer a perícia.


Risco de terrorismo
O atentado que deixou dezenas de mortos em Nice, no Sul da França, e a informação de que um brasileiro ligado ao Estado Islâmico planejava um ataque no Rio durante os Jogos não vai alterar o planejamento das forças de segurança para a Olimpíada, disse Oliveira. "Todas as equipes receberão o mesmo grau de segurança."

Brasília receberá dez jogos de futebol da Olimpíada. Serão sete do torneio masculino e três do feminino. As disputas acontecem no Mané Garrincha, de 4 a 13 de agosto.

Confira todos os jogos

em Brasília na Olimpíada:

Masculino:

4 de agosto – 13h - Iraque x Dinamarca
4 de agosto – 16h - Brasil x África do Sul
7 de agosto – 13h - Dinamarca x África do Sul
7 de agosto  – 16h - Brasil x Iraque
10 de agosto – 13h - Argentina x Honduras
10 de agosto – 16h - Coréia do Sul x México
13 de agosto – 13h - 1º do Grupo D x 2º do Grupo C


Feminino:
9 de agosto – 16h - Alemanha x Canadá
9 de agosto – 22h - China x Suécia
12 de agosto – 13h - 1º do grupo G X 3º dos grupos E ou F

 

Fonte: *Via G1 - Clipping

COMENTÁRIOS