Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

FALTA LEITE MATERNO: Estoque na Grande Brasília é suficiente para metade da demanda

Foram 1,44 mil litros no mês; são necessários 3 mil litros, diz coordenadora. Estoque atual dá para uma semana, após inscrição de 30 novas mães.

"O que tem nos preocupado é que toda semana estamos no limite. Então trabalhamos sempre com uma margem de uma semana somente. Faz muito tempo que não temos uma quantidade de leite para estocar. Precisamos aumentar o estoque para ter uma reserva nas férias escolares, quando a coleta diminui. Essa reserva é importante para oferecer para as crianças internadas" -Miriam Santos, coordenadora do Banco de Leite de Brasília.


Os estoques de leite materno disponíveis no Banco de Leite do Plano Piloto e cidades-satélties são suficientes para atender apenas os recém-nascidos internados em hospitais do Distrito Federal e durante uma semana, informou a coordenadora da unidade, Miriam Santos.

 

A quantidade coletada em julho só dá para atender 50% de todas as crianças que precisam do alimento, contando o contingente fora das unidades de saúde.


A coleta do leite foi deficitária em junho, com 1,1 mil litros coletados. Em julho, foram 1,444 litros. Segundo Miriam, o mínimo necessário para atender todas as crianças que precisam do alimento na Grande Brasília é de 3 mil litros por mês.

A garantia de leite por mais uma semana foi possível porque cerca de 30 mulheres se inscreveram para doar o alimento durante a última semana.

"O que tem nos preocupado é que toda semana estamos no limite. Então trabalhamos sempre com uma margem de uma semana somente. Faz muito tempo que não temos uma quantidade de leite para estocar. Precisamos aumentar o estoque para ter uma reserva nas férias escolares, quando a coleta diminui. Essa reserva é importante para oferecer para as crianças internadas".


Por conta do baixo índice nos estoques, Miriam reforça o pedido às mães que se inscrevam para doar o leite a outras crianças. "A doação do leite materno é extremamente importante porque toda mãe sabe que o melhor alimento para filho é o leite humano. Essas crianças internadas são frágeis e precisam desse alimento, elas precisam dessa imunidade para se recuperar desses problemas de saúde."


O Banco de Leite de Brasília estima que todas os dias pelo menos 150 crianças internadas utilizem o alimento.


São prioridade recém-nascidos em UTIs neonatais, prematuros, com baixo peso ou que tenham apresentado problemas após cirurgias. Os hospitais com maior demanda são o Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB) e o de Taguatinga.


Para realizar a coleta, a doadora pode fazer a retirada do leite em casa. Ela recebe um vidro esterilizado para armazenar o alimento. O recipiente é devolvido aos bombeiros, que levam o material para a maternidade. O leite materno passa por um processo de testes para saber se existe algum fator risco para a saúde dos bebês.

Enfermeira organiza geladeira com estoque de leite materno no DF (Foto: Agência Brasília) (Foto: Agência Brasília)Enfermeira organiza geladeira com estoque de leite materno

Doação
A coleta é feita por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que atende nos números 3352-6900 e 3353-1017. A corporação também pode ser acionada por meio do 160. O leite passa por controle microbiológico no laboratório de processamento e pasteurização. O prazo de validade do produto é de seis meses.


As inscrição para a coleta também pode ser realizada pelo portal do GDF "Amamenta Brasília". No site, as doadoras também podem tirar dúvidas e receber informações de como recolher o leite.


Atualmente, a Secretaria de Saúde possui dez bancos de leite humano e dois postos de coleta. Há outros dois bancos do governo federal no Hospital das Forças Armadas e no Hospital Universitário de Brasília. Na rede privada, há mais três bancos e um posto de coleta.

Toda mãe saudável que estiver amamentando e com excesso de leite pode colaborar. A mulher precisa apenas ser "criteriosa e cuidadosa" para que o leite coletado não seja contaminado.

A estratégia é usar um lenço ou uma touca no cabelo e uma máscara, além de higienizar bem as mãos e usar um frasco de vidro com tampa de plástico limpos. As doadoras tam
bém podem ter acesso ao kit completo nos bancos de leite.


Cuidados:
As mães que são doadoras devem observar alguns cuidados para coletar o leite:
- Para armazenar o leite utilizar frasco de vidro com tampa de plástico
- Colocar vidros e tampas numa panela e cobri-los com água
- Ferver tudo por 15 minutos
- Deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar o vidro sem tocar na parte interna da tampa.
- Colocar touca ou lenço para cobrir os cabelos.
- Colocar fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.
- Lavar as mãos e braços até o cotovelo com sabão e água
- Antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água
- Secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa
- Evitar conversar durante a retirada do leite
- Retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.
.

     

14 PASSOS
PARA DOAR

Muitas mamães têm dúvidas sobre como são feitas a doação e a coleta do leite
materno, mas o procedimento é muito mais simples do que imaginam! 

Confira o passo a passo:

  • 1.Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa.
  • 2.Use potes de vidro com tampa plástica.
  • 3.Ferva os potes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo.
  • 4.Use uma touca ou um lenço na cabeça.
  • 5.Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca.
  • 6.Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
  • 7.Lave as mamas apenas com água.
  • 8.Seque as mamas e as mãos com um pano limpo.
  • 9.Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares, e inicie a coleta diretamente no pote.
  • 10.Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado.
  • 11.Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote.
  • 12.O leite pode ficar até 10 dias no congelador ou no freezer.
  • 13.Para agendar a coleta, ligue no número 160, opção 4.
  • 14.O Corpo de Bombeiros buscará a doação em sua casa!

 

 

COMENTÁRIOS