compartilhar

COMÉRCIO VAREJISTA: Com queda nas vendas, lojas da Grande Brasília antecipam período de liquidação

Desconto, que foi oferecido em janeiro em anos anteriores, já está em vigor. Redução foi de 3% em relação a mesmo período de 2014, diz Sindivarejista.

A queda de 3% nas vendas de Natal, em relação ao mesmo período do ano passado, fez as lojas do Plano Piloto e das cidades-satélites anteciparem o período de liquidação, informou o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista).


As campanhas, que geralmente começam na primeira semana de janeiro, tiveram início no último sábado (26).


Segundo o sindicato, fatores como alta do dólar, recessão, instabilidade econômica, desemprego e juros altos contribuíram para a redução nas vendas. A concorrência com as feiras e o comércio pela internet também foram apontados como causa para a queda.


“Depois do pior Natal dos últimos dez anos, lojistas têm em mente a necessidade de renovar os estoques em janeiro e todo o esforço é válido para atrair clientes que compraram pouco para o Natal”, afirma o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.


Os produtos com preço atrelado ao dólar apresentaram diminuição de 6% nas vendas. Os segmentos de brinquedos, calçados, confecções e perfumes tiveram aumento de 2,5% neste Natal.


Os lojistas também vão aumentar o prazo de pagamento no cartão e no cheque. A medida é uma forma de estimular o consumo. Segundo Castro, o período de trocas de produtos deve aumentar as vendas em 1,5% – o consumidor acaba comprando outros itens quando está no estabelecimento para trocar o presente.


O Sindivarejista informou que nas festas de fim de ano em 2014 o comércio teve um desempenho 2% maior. Em 2013, o aumento nas vendas foi de 5,3%. O DF possui 30 mil lojas de rua e de shoppings.

 

Fonte: *G1 - Clipping

COMENTÁRIOS