compartilhar

RACIONAMENTO E MAJORAÇÃO DE H2O: Taxa extra da água pode entrar em vigor a qualquer momento

Medida é válida caso volume de água nos reservatórios chegue a 25%

A qualquer momento caso os reservatórios do Rio Descoberto ou de Santa Maria atinjam o volume de água de 25% as contas dos consumidores residências da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) sofreram aumento de 40%, referente à tarifa de contingência.

 

Na tarde desta quarta-feira (19), o volume do Descoberto estava em 26,34%, já o de Santa Maria 43,84%. 

Resultado de imagem para reservatorio do descoberto – Brasília df

A tarifa de contingência foi estabelecida pela resolução Nº 17/2016 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA).

 

Atualmente a Grande Brasília está em "Estado de Alerta" (40% e 21%), e caso o volume chegue aos 20%, o ficará em estado de restrição de uso.

 

O ideal é que os reservatórios se mantenham acima de 60% de seu volume útil.

 Resultado de imagem para reservatorio do descoberto – Brasília df

Segundo o professor do departamento de engenharia civil e ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Oscar de Moraes Cordeiro Netto, são três fatores que interferiram para chegar a esta situação.

 “O fator natural da falta de chuva é o primeiro. Temos também o aumento do consumo pelo fator do calor. O sistema também está no limite. A população aumentou, é necessário outro sistema para suprir a demanda”, explica.  


Na prática, o consumidor residencial que ultrapassar o consumo mensal de 10 metros cúbicos (10 mil litros) está sujeito à taxa. Quem utilizar abaixo disso (o que representa 45% dos imóveis principalmente de cidades-satélites) está automaticamente isento de pagar o valor sobressalente.

Resultado de imagem para reservatorio do descoberto – Brasília df

 

Fonte: *Via Alô - Clipping

COMENTÁRIOS