Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

TORNEIRAS SECAS: Caesb estima início de racionamento para daqui a 15 dias

Devido à grave crise de abastecimento de água no Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) estima que iniciará o racionamento dentro de 15 dias.

 

O rodízio vai comerçar quando o reservatório do Descoberto atingir 20% de sua capacidade. Ontem, o volume da bacia, que abastece 65% da população da Grande Brasília, estava em 24,58%. A perda diária do volume de água tem sido de 0,3%.

 

Segundo a Caesb, o rodízio de água ocorrerá apenas nos locais abastecidos pelo Descoberto. A Bacia do Descoberto é responsável por fornecer água a 14 Regiões Administrativas do DF , além do Novo Gama (GO). Segundo o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, a Companhia estuda interromper o abastecimento de água durante 24h e após dois ou três dias voltar a restabelecer o fornecimento nas localidades.

 

Tarifa extra

Na última segunda-feira, a Caesb informou que vai aplicar uma tarifa extra nas faturas com vencimento a partir de dezembro, para quem consumir acima de 10 mil litros de água por mês.

 

A tarifa foi estabelecida pela Agência Reguladora de Águas do Disitrito Federal (Adasa), para quando algum reservatório atingisse 25% do volume. Segundo a resolução, o aumento deveria ser de 40% para casas comuns e de 20% para residências populares, comércios e indústrias.

 

Entretanto, na última sexta-feira, o Ministério Público do Distrito Federal entrou com uma liminar pedindo que os percentuais do aumento para moradias fossem reduzidos pela metade. A Justiça determinou a favor do Ministério Público. Ontem, a Adasa ingressou no Tribunal com um recurso para reverter a decisão. Por enquanto, o aumento será 20% para residências comuns, comércios e indústrias e 10% para casas populares.

 

Fonte: *Via Destak - Clipping

COMENTÁRIOS