Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

2º TURNO PRA PREFEITO: Brasília tem 11 locais para justificativa de ausência

Quem tem título em cidades onde há pleito deverá comparecer. Segundo turno acontece em 57 cidades; são 32,9 milhões de eleitores.

Eleitores registrados em outros estados que estiverem no Distrito Federal neste domingo (30) podem justificar ausência no segundo turno das eleições municipais em 11 postos espalhados pelo Plano Piloto e cidades-satélites.


O Distrito Federal não tem eleições para prefeito e vereador, por isso quem tem título registrado aqui não precisa votar e nem justificar ausência. Os pontos devem ser utilizados apenas por quem está fora de seu endereço eleitoral e que por isso não pode votar na cidade de origem do título.

Resultado de imagem para ELEIÇÃO JUSTIFICATIVA

Os 11 postos funcionam das 8h às 17h deste domingo. No total, são 529 agentes eleitorais e 94 mesas. O formulário de justificativa pode ser baixado pela internet e preenchido com antecedência, mas a assinatura no pé da página deve ser feita na presença dos mesários.



A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que os postos não tenham o mesmo movimento do primeiro turno. O segundo turno acontece em 57 municípios, sendo 18 capitais, em 20 estados brasileiros.

Ao todo, 32,9 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas nesses locais. Os municípios onde há votação neste domingo mais próximos do DF são Goiânia e Anápolis, ambas em Goiás.


Para justificar a ausência, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto e o número do título de eleitor. O número é formado por 16 dígitos e pode ser consultado no site da Justiça Eleitoral – basta informar nome, data de nascimento e o nome da mãe.Resultado de imagem para ELEIÇÃO JUSTIFICATIVA

Quem tem título em cidade onde há segundo turno e não puder votar neste domingo tem até 29 de dezembro para apresentar a justificativa a um cartório eleitoral. Após esse prazo, é preciso pagar uma multa que varia de R$ 3 a R$ 30.


Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso. Se tiver alguma ausência não justificada, o eleitor também fica impedido de se inscrever em concursos, assumir cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade e pegar empréstimo na Caixa Econômica, entre outras sanções.Resultado de imagem para ELEIÇÃO JUSTIFICATIVA


Quem tiver dúvidas sobre a necessidade de justificar voto ou sobre os documentos necessários, por exemplo, pode entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do DF pelo telefone 3048-4000. A central funciona em horário comercial e fica disponível nos dias de votação, das 8h às 17h.

Confira o endereço dos 11 postos de justificativa, abertos nos dias 2 e 30:

- Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul

- Rodoviária Interestadual de Brasília, às margens da EPIA

- Salão de Múltiplas Funções da Administração Regional do Paranoá

- Faculdade Faciplac, no Gama

- Centro Educacional La Salle, em Sobradinho

- Salão Comunitário do Núcleo Bandeirante

- Centro de Ensino Fundamental 404, em Samambaia

- Shopping Conjunto Nacional, na Asa Norte

- Faculdade Anhanguera, em Águas Claras

- Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek

- Fundação Bradesco, em Ceilândia

 

Fonte: *G1 - Clipping

COMENTÁRIOS