Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

SEGUNDO TURNO PARA PREFEITO: TRE-DF diz que 17 mil justificaram ausência na Grande Brasília

Maior procura por postos ocorreu em shoppings da Asa Sul e Asa Norte. Eleitor que não justificou tem 60 dias para procurar cartório eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) informou que 17 mil eleitores com o título registrado em outras unidades da federação justificaram a ausência no segundo turno das eleições municipais, neste domingo (30).

 

O número foi inferior ao total de justiticativas do primeiro turno, realizado em 2 de outubro, o que era esperado pelo tribunal.


A maior movimentação de eleitores foi registrada nos postos dos shoppings Conjunto Nacional (3.964), na Asa Norte, e Pátio Brasil (3.587), na Asa Sul.

Seguidos pelos postos da faculdade Anhanguera (3.338), em Águas Claras, do Aeroporto Juscelino Kubitschek (2.089) e da Rodoviária Interestadual (1.505).


Quem tem título em cidade onde houve segundo turno e não votou neste domingo tem até 29 de dezembro para apresentar a justificativa a um cartório eleitoral. Após esse prazo, é preciso pagar uma multa que varia de R$ 3 a R$ 30.


Os eleitores que não puderam comparecer às votações nos municípios onde os títulos foram expedidos tiveram 11 postos no Distrito Federal das 8h às 17h, com 94 urnas. O Distrito Federal não tem eleições para prefeito e vereador, por isso, quem tem título registrado em Brasíliax não precisou votar nem justificar ausência.

O segundo turno aconteceu em 57 municípios, sendo 18 capitais, em 20 estados brasileiros. Ao todo, 32,9 milhões de eleitores estavam aptos a ir às urnas nesses locais.


Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso. Se tiver alguma ausência não justificada, o eleitor também fica impedido de se inscrever em concursos, assumir cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade e pegar empréstimo na Caixa Econômica, entre outras sanções.


Quem tiver dúvidas sobre a necessidade de justificar voto ou sobre os documentos necessários, por exemplo, pode entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal pelo telefone 3048-4000. A central funciona em horário comercial e fica disponível nos dias de votação, das 8h às 17h.

 

Fonte: *Via G1 - Clipping

COMENTÁRIOS