compartilhar

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: Palácio do Planalto confirma nome de Márcia Abrahão para reitoria da UnB

Mandato é de 4 anos; nomeação foi publicada nesta terça no Diário Oficial. Ela é a 1ª mulher no cargo; em disputa anterior, ficou em segundo lugar.

O Palácio do Planalto nomeou nesta segunda-feira (21) a professora Márcia Abrahão reitora da Universidade de Brasília (UnB). A nomeação foi publicada nesta terça no Diário Oficial. Ela deve comandar a UnB até 2020 e é a primeira mulher eleita para o cargo.

Reitora eleita da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão (Foto: Julio Minasi/UnB)


Márcia era diretora do Instituto de Geociências da universidade. Ela foi eleita em primeiro turno em uma votação interna. O resultado então foi entregue à Presidência da República, que analisou o histórico da professora e do vice, Enrique Huelva, confirmando os dois nomes.

O presidente Michel Temer podia seguir ou não o resultado definido pela consulta pública.

 

Reitora eleita da Universidade de Brasília (UnB),  Márcia Abrahão

 

Cabe à Presidência promover a posse dos novos titulares – o regulamento não determina um prazo para que isso aconteça.


Estudantes, professores e técnicos administrativos puderam votar na consulta pública em agosto, em urnas espalhadas pelos quatro campi da UnB – Plano Piloto, Gama, Ceilândia e Planaltina.

 

A apuração foi feita no Centro Comunitário da UnB e acompanhada pela comunidade acadêmica.

Trecho do Diário Oficial da União que traz nomeação da reitora Márcia Abrahão (Foto: Reprodução)
Trecho do Diário Oficial da União que traz nomeação da reitora Márcia Abrahão

A chapa composta por Márcia e Huelva ganhou dos então candidatos à reeleição, Ivan Camargo (reitor até então) e Sônia Báo (vice), e da chapa composta por Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez. Em 2012, Márcia Abrahão chegou ao segundo turno, mas foi derrotada por Camargo.


A consulta para reitor segue um critério de proporcionalidade definido pela UnB, em que cada categoria de eleitor (estudantes, professores e técnicos) tem o mesmo peso no resultado.

No resultado oficial divulgado pela UnB, a chapa vencedora teve 53,34% dos votos válidos. A chapa que concorria à reeleição teve 35,19% e a dupla formada por Denise e Sánchez teve 11,46%. Dos 15.320 votos válidos, 8.398 foram para Márcia e Huelva.


Perfil
Márcia Abrahão Moura dá aula na UnB desde 1995 e tem graduação, mestrado e doutorado na universidade. Nascida no Rio de Janeiro, mora em Brasília desde a adolescência. Além da atuação acadêmica, tem passagens pela Petrobras e pelo Banco Central.

Entre 2008 e 2011, Márcia foi decana de Ensino e Graduação e ajudou a implementar o Programa de Reestruturação Universitária (Reuni), que expandiu a oferta de cursos e vagas na UnB.

As pautas defendidas pela chapa durante a campanha eleitoral incluíam a criação de um programa de acompanhamento dos alunos formados, o aumento da integração com outras instituições de ensino do Centro-Oeste e o incentivo a estratégias como carona solidária e bicicletas compartilhadas.

Chapa eleita para comandar a reitoria da UnB, formada pelos professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva (Foto: UnB/Reprodução)
Chapa eleita para comandar a reitoria da UnB, formada pelos professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva 

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS