compartilhar

VANDALISMO: Índios armados invadem o Palácio do Planalto nesta 4a. feira

DE ACORDO COM A PM, 40 SERVIDORES NEGOCIARAM A SAÍDA DO GRUPO

OS INDÍGENAS CHEGARAM A FAZER UMA RODA DE DANÇAS TÍPICAS.

 

Índios armados com arco, flechas, paus e pedras invadiram a área externa do Palácio do Planalto para protestar contra o que classificam de “programa neoliberal dos governos” e denunciar o que chamam de “retrocesso nos direitos já conquistados por essas comunidades”.

A rampa de acesso do Planalto não foi afetada.


 

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, 40 servidores negociavam a saída do grupo do local. Não houve agressão nem danos ao patrimônio.


Os manifestantes criticam projetos em tramitação no Congresso – como o que transfere ao Legislativo a responsabilidade pela homologação de terras indígenas e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos e está em tramitação no Senado – e pedem maior rapidez no processo de demarcação de terras indígenas, quilombolas e de territórios tradicionais pesqueiros.


Os indígenas chegaram a fazer uma roda de danças típicas nas proximidades da rampa do prédio, onde são recepcionados chefes de Estado em visitas oficiais à sede da Presidência da República.

 

Fonte: *Via Diário do Poder/Clipping

COMENTÁRIOS