compartilhar

ILUMINAÇÃO PARA AS FESTAS: Defesa Civil fará vistoria de enfeites de Natal; Saiba quais cuidados tomar

A operação foi batizada de São Nicolau, em alusão ao santo que distribuía presentes a crianças e, por isso, associado à figura do Papai Noel. A ação baseia-se em levantamentos prévios feitos pela Defesa Civil de alguns estabelecimentos e também em denúncias da própria população.


De 28 de novembro a 16 de dezembro, enfeites de fim de ano instalados em shoppings, residências e comércios passarão por inspeção técnica. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, fará uma série de visitas para reduzir o risco de choques elétricos e de incêndios.


Qualquer pessoa que avalie situação de risco em instalações natalinas pode ligar nos telefones (61) 3362-1935 ou 99427-5076, em horário comercial. Já para os casos de acidente com esses equipamentos, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal pelo número 193.

Duas duplas ficarão encarregadas de percorrer os estabelecimentos em horário comercial, mas podem ocorrer visitas noturnas. Nas duas primeiras semanas, o foco são os shoppings. Em relação às residências, o coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle da Defesa Civil, major do Corpo de Bombeiros Mário Henrique Furtado, destaca que o objeto do trabalho são as áreas externas. “Nos atentamos para enfeites colocados em portões, jardins próximo a trânsito de pessoas, ou lugares de acesso público”, explica.

Além de avaliar a segurança da instalação dos adereços, os agentes orientam as pessoas em como evitar acidentes. “Não se trata de uma operação punitiva, mas preventiva. Nossa ideia é sugerir adequações”, enfatiza o militar.

Ao comprar e montar os enfeites luminosos de fim de ano, é preciso observar regras básicas de segurança. Entre elas, não deixar equipamentos luminosos, mais conhecidos como pisca-piscas, em contato com a água. Outra dica relevante é a de não deixar as árvores de Natal ornamentadas próximo a cortinas, armários, forros de mesa ou qualquer material que entre facilmente em combustão.

De acordo com o major Furtado, a principal preocupação que o consumidor deve ter na hora de comprar enfeites natalinos é verificar se o produto tem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por fim, nunca deixar de exigir a nota fiscal do produto.

CUIDADOS NA INSTALAÇÃO DOS ENFEITES DE NATAL

  • Compre somente adereços com certificação do Inmetro e nota fiscal
  • Não deixe a árvore de Natal próximo a cortinas, toalhas de mesa ou sofá
  • Desligue o pisca-pisca quando sair de casa e na hora de dormir
  • Nas instalações externas, verifique se o pisca-pisca pode ter contato com a água
  • Verifique as condições dos fios elétricos decorativos antes de colocá-los na árvore
  • Instalar a decoração com os adereços ligados aumenta o risco de choques elétricos
  • Para enfeites em fachadas, procure um eletricista qualificado
  • Nunca suba em estruturas metálicas enquanto segurar eletrônicos ligados
  • Oriente as crianças a não tocar nos enfeites elétricos
  • Acione imediatamente o número 193 do Corpo de Bombeiros Militar em caso de acidentes

 

COMENTÁRIOS