compartilhar

ENEM e PAS: Estudantes brasilienses fazem exames neste fim de semana para Universidade de Brasília

Prova do Enem tinha sido adiada por causa de ocupações em escolas. Veja horário da abertura dos portões.

Estudantes do Distrito Federal fazem neste fim de semana Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Programa de Avaliação Seriada (PAS).

As duas provas são formas de ingressar na Universidade de Brasília (UnB). A nota do Enem também é usada para entrar em outras instituições pelo país.


Enem
Segundo o Ministério da Educação, 8.503 candidatos devem fazer Enem nos dias 3 e 4 em seis locais de prova distintos. Esse grupo não conseguiu realizar a prova normalmente em 5 e 6 de novembro, quando 8,35 milhões de pessoas fizeram o Enem. A nova aplicação custará R$ 10.512.564,33.

A maior parte dos alunos teve a prova adiada por conta de ocupações em colégios onde o Enem seria aplicado, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55. A PEC prevê congelamento de gastos públicos por 20 anos.

Estudantes do DF fazem Enem e PAS neste fim de semana

O número de afetados corresponde a 3,21% do total de inscritos nesta edição. Entre os estudantes autorizados a participar dessa segunda aplicação, 98,5% (273.521) farão o Enem em nova data em decorrência das ocupações e 1,45% (4.103) em consequência de contingências relacionadas, principalmente, a problemas de infraestrutura como interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica.

Só não haverá a segunda aplicação de prova no Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. Os estados com o maior volume de inscritos previstos para a segunda aplicação são Minas Gerais (72.302), Paraná (43.617), Bahia (37.927) e Espírito Santo (23.486).

Nos dois dias de prova os portões se abrem abertos às 12h e se fecham às 13h. O início do exame é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

 

 

Os candidatos poderão checar os cartões de confirmação de inscrição com os novos endereços no site do Enem ou no aplicativo do exame criado pelo governo.

 

PASEstudantes comemoram aprovação na UNB 9 (Foto: Vianey Bentes)

 

O PAS é aplicado a estudantes de cada um dos três anos do ensino médio. No sábado, fazem prova 19.546 alunos do 2º ano. No domingo, 24.053 do 1º ano. O exame vai cobrar questões sobre o conteúdo visto nas aulas e uma redação em Língua Portuguesa.


Os portões abrem às 12h e as avaliações iniciam às 13h, em ambos os dias. Os candidatos terão cinco horas no total para responder as perguntas e redigir a redação.


Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva devem ser publicados na página do Cespe em 7 de dezembro, a partir das 19h. Já o resultado provisório dos itens do tipo D e da redação em Língua Portuguesa está previsto para ser divulgado em 22 de fevereiro de 2017.

 

O boletim de desempenho individual de cada participante deve ser disponibilizado para consulta em 5 de maio de 2017.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS