compartilhar

BABAQUICE: Estátua da Justiça é atacada após decisão do STF sobre aborto na Praça dos 3 Poderes

Dois homens ainda não identificados jogaram tinta vermelha e uma boneca ensanguentada no monumento na última segunda-feira (5/12)

Dois homens ainda não identificados jogaram tinta vermelha na Estátua da Justiça, que fica em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última segunda-feira (5/12).


Além disso, a dupla atirou uma boneca ensanguentada como forma de protesto contra a decisão dos magistrados que determinou não ser crime o aborto até os três primeiros meses de gestação.


O ataque aconteceu por volta das 6h30. Mesmo sendo monitorada por dois vigilantes, nenhum deles presenciou o momento. A Polícia Federal investiga o caso e realizou perícia no local, mas não há informações sobre quem são os autores.

 

O monumento não foi danificado e já está recuperado. Caso os responsáveis sejam identificados, eles podem ser indiciados por dano ao patrimônio público, que tem pena de seis meses a três anos de prisão.Divulgação


Decisão
No último dia 29/11, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nova jurisprudência e não viu crime na prática de aborto realizada durante o primeiro trimestre de gestação – independentemente do motivo que leve a mulher a interromper a gravidez.

Apesar de valer para apenas um caso, que envolveu funcionários e médicos de uma clínica de aborto em Duque de Caxias (RJ) que tiveram a prisão preventiva decretada, o entendimento da 1ª Turma deve embasar decisões feitas por juízes de outras instâncias em todo o país.

Monumento
A escultura que sofreu o ataque foi feita em 1961 pelo artista plástico Alfredo Ceschiatti. Batizada de Justiça, ela é de granito e mede 3,3 metros de altura e 1,48 metro de largura.

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS