compartilhar

CHUVA PERIGOSA: Inmet emite alerta de tempestade para a Grande Brasília até a manhã desta quinta

Há risco de destelhamento, vento forte, relâmpagos e alagamentos. Governo orienta moradores a tomar cuidado, e acionar Corpo de Bombeiros em caso de emergência.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o Distrito Federal, válido entre as 18h desta quarta (7) e as 10h de quinta (8). Segundo o governo, o alerta não detalha o local e a intensidade prováveis desse fenômeno – por isso, é válido para toda a população.


Segundo a Defesa Civil, há riscos de inundações, destelhamentos e descargas elétricas. Em caso de emergência, o GDF recomenda que os moradores das regiões atingidas liguem para o Corpo de Bombeiros, pela central 193. Em casos de ajuda humanitária, a Defesa Civil também pode ser ativada.


Confira as recomendações da Defesa Civil para lidar com os danos prováveis de uma tempestade:

- Em caso de vento forte ou destelhamento, o ideal é permanecer dentro de casas ou prédios comerciais para evitar detritos, que podem causar ferimentos. Veículos não devem ser estacionados próximo a árvores, para evitar as fortes correntes de ar.

- Se houver relâmpagos, a indicação da Defesa Civil é procurar abrigos, e não ficar embaixo de árvores ou em ambientes descobertos.

- Se houver alagamento em áreas que não têm rede de drenagem, o cidadão é orientado a desligar o disjuntor e todas as fontes de energia elétrica.

 

COMENTÁRIOS