compartilhar

CASOS CONFIRMADOS: Distrito Federal fecha 2016 com menor número de casos de microcefalia no centro-oeste

Resultado de imagem para microcefalia

 Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que, dentre todas as unidades federativas do centro-oeste brasileiro, o Distrito Federal registrou o menor número de casos confirmados de microcefalia. 

 

Foram 12 confirmações,de um total de 68 casos notificados. Desses, 48 já foram descartados, e oito continuam sob investigação.

 

 

Para a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do Ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli, a melhor forma de lutar contra a microcefalia é impedir que o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya possa se proliferar. Ela dá dicas de como evitar a formação de criadouros do mosquito nas residências.


“Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”

Neste mês de dezembro, com a chegada do verão e o aumento da quantidade de chuvas, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya aumenta.

 

Por isso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para que a população faça de toda sexta-feira, um dia nacional de mobilização contra o mosquito.

“Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos a saúde pública do Brasil.”


Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa. 

 

Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse:saude.gov.br/combateaedes Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

 

COMENTÁRIOS