compartilhar

NOITE DA VIRADA; GDF divulga esquema de segurança para ano novo na Esplanada e Lago Sul

O governo espera 30 mil pessoas no Museu da República e outras 2 mil na Prainha. Trânsito será alterado nas duas áreas

A Secretaria de Segurança Pública divulgou nesta quinta-feira (29/12) o esquema de segurança para as celebrações de réveillon no Museu da República e na Prainha do Lago Sul.

 

Nas imediações da Esplanada dos Ministérios, a Secretaria prevê  a presença de 30 mil pessoas para a programação, que terá início às 18h do dia 31 e segue até a 1h50 de 1º de janeiro.


De acordo com a SSP-DF, 450 policiais militares de diversos batalhões atuarão na região para coibir crimes.

O evento também contará com 20 bombeiros apoiados por cinco viaturas de salvamento, unidade de resgate e combate a incêndio. Além disso, a festa deve ter brigadistas, uma UTI e um posto médico particulares.


Já na Prainha do Lago Sul (ao lado da Ponte Costa e Silva), a expectativa de público é de 2 mil pessoas durante as atividades que estão previstas para começar as 16h do dia 31/12 e terminar às 4h, de 1º/1. De acordo com a SSP-DF, a Polícia Militar atuará por meio de viaturas, motocicleta, a pé, e terá  uma base móvel no local. Além da PM, o evento terá a presença de seguranças privados.


 

Trânsito
Quem for passar a virada na Esplanada deve ficar atento ao esquema de trânsito. No Eixo Monumental, a Via S1 (Eixo Monumental) ficará interditada a partir das 14h do dia 31/12, da altura da Rodoviária do Plano Piloto até a Avenida L2 Sul. Já a Via N1 ficará fechada, no mesmo horário, entre o Teatro Nacional e a L2 Norte. O trânsito só será liberado após o término do evento, quando for finalizada a dispersão do público e a limpeza das vias.

Também a partir das 14h do sábado (31), o Detran vai fechar a alça de acesso à via L4 Sul (Avenida das Nações), próxima à Prainha do Lago Sul, para a montagem da estrutura do evento e a circulação de pedestres.

Réveillon no início de 2016 na Prainha do Lago Sul, em Brasília (Foto: Gabriel Jabur/GDF/Divulgação)

Quem for passar pela Ponte Honestino Guimarães no dia 31 deve ficar atento, pois, entre as 23h30 e as 0h30, a ponte será fechada para manter a segurança de motoristas e pedestres durante a queima de fogos no Lago Paranoá.

Também estará inacessível o retorno em frente à entrada do Pontão e os veículos terão de retornar pelo viaduto. Ao fim dos eventos, a faixa central da Ponte Honestino Guimarães (ex-Ponte Costa e Silva) será fechada, seguindo a rotina de domingo.


Transporte
O Transporte Urbano do DF (DFTrans) reforçará o atendimento do transporte coletivo entre as 18h do dia 31 de dezembro de 2016 e as 2h do dia 1º de janeiro. Já o Metrô funcionará das 6h às 23h30 apenas no sábado. No domingo, estará fechado.


Quem for de carro ao evento no Museu da República poderá estacionar na plataforma superior da rodoviária, ministérios e anexos. Para o evento da Prainha, quem for de carro poderá estacionar nos Air Fly Brasília, Assefe, AABR e shoppings da área. Já os ônibus deverão estacionar nas proximidades do clube Assefe.

 

Fique atento
Confira algumas dicas da Polícia Militar para quem vai passar o ano novo na Prainha ou na Esplanada dos Ministérios:

  • A PM recomenda que as pessoas fiquem atentas à sua volta, não peçam orientações a estranhos e evitem passar em locais desertos e pouco iluminados;
  • É importante sempre manter os objetos pessoais como carteiras, celulares, sacolas e bolsas à frente do corpo;
  • Evite o uso de joias, correntinhas e relógios;
  • Desconfie de esbarrões, empurrões ou cotoveladas ou de estranhos que tentem aproximação;
  • Se você notar que está sendo seguido, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e procure a Polícia Militar. O telefone é o 190. (Com informações da SSP-DF e Metropoles)

 

COMENTÁRIOS