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PASSE LIVRE: MPL cobra maior participação popular no sistema de transporte distrital

Contra aumento de tarifas, Movimento do Passe Livre continua com as manifestações e propõe criação de empresa pública para o setor

Em meio às discussões sobre as gratuidades e o aumento de passagens do transporte coletivo, integrantes do Movimento Passe Livre cobraram maior participação popular e transparência nas decisões voltadas para o setor.

 

E continuam preparando manifestações contra o reajuste de até 25% das tarifas, que passou a valer no primeiro dia útil do ano. Nesta quinta (5/1), eles pretendem fazer um protesto, às 17h, na Praça do Relógio, em Taguatinga.


Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (5/1), o MPL defendeu a criação de uma empresa pública que iria cuidar especificamente do transporte coletivo do Distrito Federal. A proposta será entregue às 15h aos deputados distritais.


“Com a empresa pública, teríamos muito mais transparência sobre os gastos e poderíamos identificar de onde vem a demanda por aumento. Porque, até agora, o Rollemberg (Rodrigo Rollemberg, governador do DF) não apresentou nada disso”, disse Bianca Campos, 21 anos, integrante do movimento.

 

De acordo com a proposta, a população participaria da gestão, por meio dos comitês regionalizados, e os custos seriam bancados por impostos progressivos pagos pelos mais ricos. Trabalhadores, estudantes e as pessoas que utilizam o sistema de transporte coletivo estariam à frente do processo, propondo as decisões. “O governo teria a função de executar a demanda da população e não trazer decisões hierarquizados”, ressaltou Maria Paiva, que também integra o MPL.

 

Rollemberg propôs passe livre na CLDF e agora quer reduzir gratuidades

 

Nos mandatos de deputado distrital, entre 1999 e 2002, o atual governador propôs cinco projetos relacionados ao passe estudantil


Antes de apontar o passe livre estudantil como uma das causas para um possível colapso do sistema de transporte público do Distrito Federal, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) era um grande defensor da causa. É o que mostra o histórico do chefe do Executivo em seu segundo mandato de deputado distrital, entre 1999 e 2002. Naquele período na Câmara Legislativa, ele foi autor de cinco projetos que previam descontos e até a gratuidade de passagens para estudantes.

 

O primeiro projeto, o PL n° 578/1999, previa um desconto de dois terços sobre o valor integral da tarifa para aluno matriculados tanto na rede pública quanto na privada de educação. A medida valeria para quem morassem no DF e no Entorno. Na justificativa do projeto, Rollemberg afirmava que grande parte dessa população era composta por “estudantes, em sua maioria de baixa renda, que são obrigadas a enfrentar os altos custos das passagens, com o objetivo de garantir a educação de seus filhos”.


Já o PL n° 761/1999 previa que a definição do número máximo de passes a serem utilizados para cada estudante, em um dia, deveria ser definido de acordo com a necessidade dos alunos. O projeto era uma resposta a uma determinação da época que limitava os estudantes a utilizarem, no máximo, dois passes com desconto por dia.


A proposta mais abrangente de Rollemberg, no entanto, foi apresentada em março de 2000. O PL n° 1.090 daquele ano previa a instituição do Passe Livre Estudantil em substituição ao desconto oferecido aos alunos na época. De acordo com o projeto do então deputado, tanto estudantes de escolas públicas quanto particulares deveriam ter acesso à gratuidade das tarifas, desde que comprovado o vínculo estudantil.

 

O Poder Público e as empresas concessionárias ou permissionárias de transporte público coletivo devem dividir o ônus de acesso gratuito do estudante aos veículos do sistema de transporte público coletivo do DF. O custo é mais do que justificado face à nobreza de propósitos que a proposição procura atingir"


Rodrigo Rollemberg, na justificativa do PL n° 1.090/2000, de sua autoria


Atletas e parceria com Gim Argello
Por fim, em junho de 2001, o agora governador apresentou dois projetos — os PLs n° 2.160 e 2.091 — que tinham como objetivo a criação do Passe Livre do Atleta Estudante. As iniciativas, elaboradas em parceria com o então distrital Gim Argello, previa a instauração da gratuidade no transporte público para atletas amadores de 12 a 18 anos, desde que estivessem matriculados em escolas das redes pública e privada do DF.

 

Todas as proposições de Rollemberg, no entanto, constam como arquivadas no portal da Câmara Legislativa. Atualmente, o passe livre é regido pela Lei Distrital n° 4.583/2011, de autoria do GDF.

 

A resposta de Rollemberg
A assessoria de imprensa de Rodrigo Rollemberg afirmou ao Metrópoles que “o governador continua defendendo a gratuidade do transporte público para alunos de escolas públicas, bolsistas e estudantes em vulnerabilidade econômica”. No entanto, alega que, hoje, “o DF tem um gasto com o subsídio das gratuidades do transporte público muito maior do que outros estados brasileiros”.

 

Ainda segundo a assessoria do governador, o GDF defende a revisão da gratuidade apenas para estudantes de escolas particulares com renda média e alta e volta a afirmar que “nunca foi cogitado o fim do passe livre para estudantes da rede pública”.

 

Críticas
A medida, no entanto, é criticada pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF). Álvaro Domingues classifica como “absurda” uma possível revisão do passe livre para a rede privada.

 

Nas cidades mais pobres, entre 60% e 70% dos alunos de escolas particulares dependem de ônibus para ir à escola. E essas instituições pequenas representam 83% de todos os 513 colégios particulares do DF"


Álvaro Domingues, presidente do Sinepe-DF
O sindicalista diz ainda que, “para falar desse tema, as pessoas se baseiam apenas nas escolas de elite do Plano Piloto, mas não veem a amplitude da situação. Isso não é a realidade da maioria. O governador tem de tomar cuidado para não cometer uma injustiça”.

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

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