compartilhar

POUCA FORÇA: Áreas sem racionamento na Grande Brasília terão menor pressão de água a partir desta 2a. feira

Medida reduz força com que a água chega nas torneiras e chuveiros; não há prazo para que a pressão normal retorne. Mudança vai atingir 12 localidades do Distrito Federal

As localidades do Distrito Federal que são abastecidas com a água do sistema Santa Maria/Torto – e por isso, não estão sujeitas ao racionamento das últimas semanas – vão enfrentar uma "redução de pressão" na rede a partir da próxima segunda-feira (30).


Não há data para suspensão da medida. Com a mudança, a água vai chegar "mais fraca" nas torneias e nos chuveiros das casas dessas regiões. Segundo a Caesb, a expectativa é de redução de 3% a 5% no consumo. Neste sábado, o reservatório de Santa Maria operava com 40,68% da capacidade.


A implantação começa pela Asa Norte. Segundo a Caesb, o trabalho dos técnicos para ajustar os registros e as válvulas deve levar cerca de três dias. O prazo é grande porque, se a operação der errado, a água pode cessar de vez ou causar prejuízo às redes de abastecimento.


Na quinta (2), quando a Asa Norte estiver "regulada", as equipes passam a reduzir a pressão de Asa Sul, Noroeste e Sudoeste. No dia 6, o trabalho começa no Lago Norte, e no dia 9, no Lago Sul.


A redução de pressão no Jardim Botânico começa no dia 13, e no Paranoá, Itapoã e Setor de Mansões do Lago Norte, no dia 15. No dia 17, o cronograma termina com a inclusão do Setor de Oficinas (SOF) Sul e os condomínios do Park Sul.


 

Áreas poupadas

 

Segundo a a Caesb, alguns locais que são abastecidos diretamente por reservatórios, e não sofreram a redução de pressão nesse primeiro momento. A lista inclui Cruzeiro, Octogonal, Setor de Indústria e Abastescimento, SCIA/Vila Estrutural, Setor Militar Urbano, Varjão, Taquari e Jardins Mangueiral.

Nas cidades-satélites abastecidas pelo Descoberto, e que passam por racionamento desde o dia 16, a redução de pressão teve início em novembro. Naquele mês, as áreas abastecidas por sistemas isolados – Brazlândia, Sobradinho e Sobradinho II, Planaltina e São Sebastião – também tiveram a pressão da rede reduzida, e chegaram a passar por um curto racionamento.


 

Confira o cronograma de implementação da pressão reduzida na rede de água:

 

30 de janeiro 
Asa Norte

02 de fevereiro
Asa Sul, Noroeste e Sudoeste

06 de fevereiro
Lago Norte

09 de fevereiro
Lago Sul

13 de fevereiro
Jardim Botânico

15 de fevereiro
Paranoá, Itapoã e Setor de Mansões do Lago Norte

17 de fevereiro
SOF-Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS