compartilhar

COBRA EM CASA: Jiboia de 1,5 metro é encontrada em condomínio no Lago Sul

Polícia Militar resgatou o animal, que pesa 20kg. Como estava sem ferimentos, a cobra foi liberada em uma reserva nativa

Moradores da quadra 13 do Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul, encontraram uma jiboia de 1,5 metro de comprimento e peso de 20 quilos na tarde deste domingo (29/1).

 

Após o susto, a Polícia Militar foi acionada e resgatou o animal. Como estava sem ferimentos, a cobra foi liberada em uma reserva nativa, próximo ao Jardim Botânico.


De acordo com a corporação, o trabalho de resgate durou cerca de 15 minutos. Coordenador da operação, o sargento Nivaldo, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) afirma que o animal “estava atrás de comida, já que um morador do condomínio criava patos”.

Quando adulta, a jiboia pode chegar ter entre dois e quatro metros de comprimento. A espécie é a segunda maior cobra encontrada no Brasil, perdendo apenas para a sucuri, e pode ser localizada em ecossistemas como a Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica.

Apesar de a jiboia não ser uma cobra venenosa, a PM orienta a população a não tentar manipular o animal, para evitar acidentes. A recomendação é acionar o Batalhão Ambiental da Polícia Militar através do telefone 190. Segundo a corporação, só no ano passado, a equipe resgatou 273 cobras e apreendeu três, que seriam comercializadas irregularmente. (Com informações da PMDF/Metropoles)

 

COMENTÁRIOS