compartilhar

TORNEIRAS SECAS: Racionamento de água atinge 11 localidades da Grande Brasília nesta terça; veja lista e mapas

Corte inclui parte de Águas Claras e Ceilândia, Park Way, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Samambaia, por 24 horas. Rodízio começou no dia 16.

Imóveis de 11 regiões do Distrito Federal ficam sem água a partir das 8h desta terça-feira (31), como parte do racionamento imposto pelo governo desde o dia 16.

 

A medida afeta parte de Águas Claras e Ceilândia (veja mapas abaixo), além de Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Vila Cauhy, Vargem Bonita e Samambaia.


Isso significa que, nas casas, comércios e prédios públicos dessas áreas, o fornecimento só começa a partir das 8h de quarta (1º) – e vai voltando, gradualmente, até o fim de quinta (2). De sexta (3) a domingo (5), as torneiras funcionam normalmente mas, na segunda (6), deve haver novo corte.

O "rodízio" afeta todas as localidades que são abastecidas pelo reservatório do Descoberto, o maior da capital federal (veja lista ao fim da reportagem).

 

O corte no fornecimento está autorizado desde 10 de novembro, mas ainda não tinha sido implementado – e agora, não tem data prevista para terminar.


Regiões divididas

 

Em Ceilândia e Águas Claras, os moradores precisam de atenção especial. Como são muito populosas, as localidaes foram divididas, e cada área passará pelo corte de água em um dia diferente.


Em Águas Claras, a divisão é feita na altura da avenida Castanheiras. O maior trecho, chamado de "zona baixa", inclui o entorno do parque ecológico e os arredores das estações Arniqueiras e Águas Claras. Nestas áreas, o corte é feito nesta terça. Chamada de "zona alta", o setor voltado para Taguatinga terá racionamento na quinta (2).

 

Em Ceilândia, a divisão foi feita entre leste e oeste e também está detalhada no mapa. Nesta terça, o corte atinge a região nomeada "Ceilândia Leste".

O trecho inclui as quadras que fazem divisa com Taguatinga – M Norte, QNJ e QNL, até a via N1. O corte não vai afetar as quadras QNN 4, 6, 8 e 10, de Ceilândia Sul. Já nas quadras QNN 13, 15, 23, 25, 33 e 39, haverá racionamento nesta terça.


O outro lado de Ceilândia, que inclui o Sol Nascente e os trechos que ligam o Distrito Federal ao Entorno, aparece no cronograma como Ceilândia Oeste. A área fez parte da "estreia" do racionamento, no dia 16, passou por cortes nos dias 22 e 28 e, agora, será alvo de nova restrição no dia 3.

Confira o cronograma de racionamento no DF para os próximos dias:

 

Terça (31)
Águas Claras (zona baixa), Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Vila Cauhy, Vargem Bonita, Ceilândia Leste e Samambaia

Quarta (1º)
Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I

Quinta (2)
Águas Claras (zona alta), Concessionárias e Taguatinga Norte

Sexta (3)
Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Sábado (4)
Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria

 

Domingo (5)
Gama

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS