compartilhar

ENCONTRO DE IZALCI: Rollemberg esvazia reunião de parlamentares distritais e federais do Distrito Federal

Apesar da ausência de distritais da base, encontro foi considerado um “sucesso” e pauta com problemas da capital federal será levada ao governador

A primeira reunião do Comitê Parlamentar de Avaliação Estratégica (CPAE), formado por deputados federais, distritais e senadores, foi marcada por um racha entre os parlamentares da base na Câmara Legislativa e da oposição.


Eles se dividiram entre o encontro na casa do deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), para debater problemas do Distrito Federal, e o do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Ambos foram marcados para o mesmo horário, no começo da manhã desta terça-feira (31/1). Dos 24 parlamentares confirmados, 16 compareceram, sendo sete distritais.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo e comida

Entre os distritais declaradamente da base, apenas o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT) esteve presente na reunião do comitê. No Palácio do Buriti, oito distritais governistas ficaram isolados no gabinete do governador, sem acesso aos seus telefones.


 

Joe afirmou que a decisão do Rollemberg, de convocar os distritais para a reunião na véspera do início do ano legislativo no mesmo horário do encontro do comitê, foi um erro político.

“Nós convidamos o governador para participar desse encontro e vamos convidá-lo para as próximas reuniões, que devem ocorrer a cada mês. Nosso papel aqui no DF será o mesmo da Câmara dos Deputados: trazer recursos para Brasília e encontrar soluções para os problemas da cidade”, afirmou Joe Valle.

A linha foi seguida pelo coordenador da bancada distrital no Congresso Nacional. Izalci Lucas, por sua vez, considerou o encontro um sucesso.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas“Tivemos aqui um bom número de deputados distritais e quase todos os deputados federais, apenas a Erika Kokay (PT) não pode vir. Vieram também dois senadores. Então, a finalidade foi cumprida, em uma reunião inédita em defesa da cidade. É uma pena que o governador tenha levado o encontro para esse lado. Dá impressão que nem ajuda ele quer”, declarou o tucano. Ele pretende entrar em contato com Rollemberg para informá-lo sobre o que foi debatido na reunião.


Pauta
Durante cerca de duas horas, os parlamentares elencaram problemas que precisam ser resolvidos em um curto prazo de tempo no Distrito Federal. Crise hídrica, regularização fundiária, saúde, segurança e educação, a recuperação de recursos do Fundo Constitucional e os reajustes das passagens do transporte público farão parte de um documento final que será levado ao governador.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, tabela e atividades ao ar livre

(*Por:Suzano Almeida)

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS