compartilhar

UFA! QUE ALÍVIO!: Principal reservatório do Distrito Federal, "Descoberto" registra maior crescimento em 2 semanas

Entre sábado e domingo, volume subiu 1,08 ponto percentual – passando de 38,14% para 39,22% da capacidade. Chuva marcou início do carnaval.

Principal reservatório do Distrito Federal, o do Rio Santo Antônio do Descoberto apresentou com as chuvas deste fim de semana o maior crescimento em 14 dias.

Entre sábado (25) e domingo (26), o volume subiu 1,08 ponto percentual – passando de 38,14% para 39,22%.


A última vez que o Descoberto cresceu tanto foi entre os dias 12 e 13 de fevereiro (também 1,08 ponto percentual).

Até o momento, o maior crescimento do mês de fevereiro foi entre os dias 9 e 10, quando o volume do reservatório subiu 2,45 pontos percentuais – passando de 29,66% para 32,11%.


A chuva forte deste fim de semana marcou o início deste carnaval. Ela alagou ruas, provocou acidentes, deixou Brasília escura, mas não tirou a animação dos foliões que saíram às ruas sem se importar com o tempo fechado.


Chuva e carnaval

 

No Sudoeste, um posto de combustível foi “interditado” por foliões que deixaram o bloco Babydoll de Nylon para encontrar abrigo contra a chuva, no fim da tarde de sábado (25).

Os funcionários tiveram de chamar a polícia para tentar dispersar os festeiros do evento que reuniu mais de 60 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Segurança.


Procurada, a organização do Babydoll disse que a prioridade não é impactar negativamente a cidade, mas que houve um público maior do que o esperado e a chuva fote, o que fez com que as pessoas ficassem mais tempo em prédios e no comércio.


"A gente lamenta que existam pessoas que não saibam curtir o carnaval e vamos trabalhar ano que vem repesnando o formato, pensando formas de melhorar. Vamos já começar a discutir isso na semana que vem. Não somos apegados a nada. A gente pede que as pessoas saiam de casa com a cabeça para se divertir e não para causar confusão", afirmou um dos organizadores, Raphael Pontual.


Segundo o funcionário do posto, com tanta gente, foi impossível abastecer os carros, o que acabou dando prejuízo. “Pela multidão que estava, com certeza não foi um dia que conseguiu vender normalmente. Isso porque a multidão impediu que isso acontecesse. Quem passava certamente não parava aqui porque via o posto tomado por pessoas.”


Para esta segunda-feira (27), a previsão do Inmet é de mais pancadas de chuva e trovoadas em toda Grande Brasília. Mesmo assim, a média de chuva registrada em fevereiro, até agora, é menor do que a média dos anos anteriores. Este ano, só choveu 178 mm. Uma queda de 19% em relação aos anos anteriores, em que a média de fevereiro ficou em 217,5 mm.


Racionamento

 

O volume baixo dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria é a justificativa de a Caesb implementar racionamento na maior parte do Distrito Federal. A partir desta segunda, a restrição também atinge a área central. Neste domingo, o reservatório de Santa Maria estava com 45,65% da capacidade e o do Descoberto, 39,22%, segundo a Adasa.


Ao todo, levando em conta as áreas abastecidas pelos dois reservatórios, mais de 15 regiões ficarão sem água nesta segunda, entre elas Lago Norte e parte de Ceilândia (confira o calendário abaixo).


 

Por dia

 

Confira a rotação do racionamento nas próximas datas:


Segunda (27):
Descoberto – Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Santa Maria – Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (segue a lista dos condomínios: San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul – exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 –, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne)


Terça (28):
Descoberto – Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria

Santa Maria – Asa Norte e Noroeste


Quarta (1º):
Descoberto – Gama

Santa Maria – Paranoá, Itapoã, SMILIN (Trecho 13, lotes 01 a 13), Taquari, Condomínio RK e Império dos Nobres, SM 5 Lago Sul (QL 10 a 28, QI 17 a 29 e conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 ), SMDB, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul


Quinta (2):
Descoberto – Ceilândia Leste, QNM, QNJ e QNL; Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Samambaia, Setor de Mansões de Taguatinga, Vila Cauhy e Vargem Bonita

Santa Maria – Asa Sul, Lago Sul (QL 02 a 08, QI 01 a 15 exceto conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13) e Jardins Mangueira


Sexta (3):
Descoberto – Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I

Santa Maria – Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Praça Municipal, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte, Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Gardem, Belvedere Green, Chácaras Itaipú – exceto 80 a 84 –, Quintas Itaipú, Jardim da Serra, Solar da Serra)


Sábado (4):
Descoberto – Taguatinga Norte (incluindo QNL/EQNL 01 a 08, 10 e 12)

Santa Maria – SIA, SCIA, STRC, SIN, SOF Sul, SGCV, SMAS, SPO, Cruzeiro Velho, Park Sul, Vila Estrutural, SMU e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipú 80 a 84, Ouro Vermelho I e II)


Domingo (5):
Descoberto – Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Santa Maria – Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul – exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 –, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne)

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS