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TECNOLOGIA NA CRISE HÍDRICA: Aplicativo da Caesb permite acompanhar o racionamento de água

Ferramenta também facilita o acionamento de diversos serviços, entre eles informar sobre vazamentos e desperdício na rede pública

Três situações são destacadas em relação ao abastecimento: interrupção, em estabilização e estabilizado.
4.127 - Total de demandas encaminhadas à Caesb via aplicativo


Na atualização de 31 de janeiro, o aplicativo Caesb Autoatendimento passou a oferecer a opção Plano de Rodízio.

Por meio dessa ferramenta, que permite ao usuário acionar a empresa pública por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa ao consumidor quando ele será atingido pelo racionamento de água.


A pesquisa da data é feita por um calendário mostrado na tela. Para ficar ciente sobre o dia de suspensão no abastecimento, basta apontar o local onde mora, por meio de endereço ou CEP, e escolher a data a ser pesquisada. Três situações são destacadas em relação ao abastecimento: interrupção, em estabilização e estabilizado. Nele, é mostrado um mapa, no qual é possível imprimir e compartilhar os dados em mídias sociais.


As atualizações são feitas às quintas-feiras e traz informações para os próximos oito dias, sempre de domingo a domingo. A ferramenta também disponibiliza informações sobre datas anteriores, desde o dia 16 de janeiro, quando começou o rodízio.Para ficar ciente sobre o dia de suspensão no abastecimento, basta apontar o local onde mora, por meio de endereço ou CEP, e escolher a data a ser pesquisada

Para ficar ciente sobre o dia de suspensão no abastecimento, basta apontar o local onde mora, por meio de endereço ou CEP, e escolher a data a ser pesquisada.

Trata-se de um mapa dinâmico, que usa a tecnologia GIS (Sistema de Informação Geográfica). O mapa é acessível por qualquer dispositivo (computadores, tablets e celulares) e apresenta as localidades que estão, de acordo com a data da pesquisa, em dia de interrupção de água, período de estabilização e abastecimento normalizado.


Pelo aplicativo, os consumidores podem também comunicar vazamentos de água e esgoto em áreas públicas. Dessa maneira, a ferramenta pode colaborar também no combate ao desperdício. Em tempos de crise hídrica, a companhia destaca que é uma forma pela qual a população pode colaborar com a sustentabilidade no Distrito Federal.


Ferramenta possibiliza acesso a outros serviços

Além desses serviços, é possível consultar segunda via, com acesso ao código de barras para pagamento de fatura, e fazer contato direto com a Central de Atendimento ao Usuário (telefone 115). Pelo aplicativo ainda é possível acessar uma versão da cartilha de caça-vazamentos, com orientações e dicas para os consumidores.


Na atualização de outubro do ano passado, foi adaptada à ferramenta a possibilidade de acompanhar graficamente o consumo de água e avaliar se ele está de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


De acordo com a companhia, a funcionalidade também está disponível no site da Caesb. Basta que o usuário informe a inscrição para que o aplicativo liste o histórico de consumo por mês. A partir daí, é descrito também o comparativo com a quantidade recomendada pela OMS.


Também no portal, o consumidor encontra, na parte central, os campos Informações Diversas e Serviços para Você, nos quais tem a possibilidade de buscar atendimento de outras demandas, como ressarcimento de danos e religação de água, entre outros.

Para os próximos meses, a Caesb prepara atualizações com mais serviços disponíveis ao cidadão. Entre eles, acompanhamento do andamento das solicitações com notificações diretas no celular, consulta de protocolos, autoleitura de hidrômetros e denúncias de irregularidades.


Fevereiro foi um dos meses com maiores demandas

A companhia recebeu 398 demandas via Caesb Autoatendimento durante o mês de fevereiro deste ano. Foram 76 acionamentos a mais em relação ao mesmo período no ano passado.

O número é o segundo maior registrado, perdendo só para os 434 chamamentos de janeiro de 2016. O total de demandas encaminhadas apenas por essa via, de janeiro do ano passado a fevereiro de 2017, foi de 4.127.

Segundo a companhia, foram mais de 7 mil downloads ativos de novembro de 2014 até o fim de 2016, somando-se os sistemas operacionais Android e iOS.

 

 

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