compartilhar

MÚSICA BOA: Tocando clássicos do cinema, Orquestra Sinfônica faz concerto para volta da UnB

Músicos vão apresentar temas de filmes como Star Wars e Piratas do Caribe. Em março, haverá outras 4 apresentações no Cine Brasília com clássicos da música erudita.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro faz apresentação especial na próxima segunda-feira (13) com temas de filmes como Star Wars, Homem Aranha e Piratas do Caribe, para marcar o início do ano letino na Universidade de Brasília (UnB).

 

Clássicos como Beethoven, Bizet e Ravel também estão incluídos nas partituras. O concerto gratuito começa às 17h no Centro Cultural da Associação dos Docentes da UnB, no campus da Asa Norte.


Em março, a orquestra – regida pelo maestro Cládio Cohen – fará outros quatro concertos nos dias 7, 14, 21 e 28.

As apresentações são gratuitas e ocorrem sempre no Cine Brasília, na 106/107 Sul, às 20 horas. A sala tem capacidade para 619 pessoas.


Nesta terça (7), o violinista Zoltan Paulinyi e o oboísta Kléber Lopez tocam o Concerto Duplo do alemão Johann Sebastian Bach. Clássicos dos austríacos Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn entram no espetáculo com a orquestra completa.


No dia 14, o tubista Wilthon Matos, criador do Grupo de Tubas da Amazônia, é convidado para tocar o Concerto para Tuba e Orquestra de Vaughan Williams.

 

Egresso da Orquestra Sinfônica de Brasília, Matos compõe a orquestra de Porto Alegre, onde vive, desde 2006. No mesmo dia, a filarmônica toca a abertura de "O poeta e o camponês", de Franz Von Suppé, e a Sinfonia nº 9 “A grande”, de Franz Schubert.

Cronograma de março da Orquestra Sinfônica de Brasília

Em continuidade à série de concertos que homenageia os 190 anos da morte de Ludwig van Beethoven (1770-1827) – que segue até dezembro –, o pianista André von Frasunkiewicz faz um solo no dia 21 com o Concerto para Piano e a Orquestra nº 1 Opus 15 em Dó Maior. A abertura do espetáculo fica com a orquestra, que toca Egmont Opus 84 e a Sinfonia nº 4 Opus 60 em Si Bemol Maior.


Para encerrar o mês, no dia 28, os músicos tocam a Sinfonia nº 8 “Inacabada”, de Franz Schubert, a Sinfonia nº 25 em Sol Maior KV 183, de Mozart, e Le Tombeau du Couperin, de Maurice Ravel.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS