compartilhar

ARTE PELAS MÃOS E MÚSICAS: 9º Salão do Artesanato começa nesta quarta-feira no Parque da Cidade.

Até domingo (2 de abril), Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade vai abrigar 1,5 mil profissionais do setor, de 17 unidades da Federação

Considerado um dos maiores eventos do calendário brasiliense voltado para o setor, o Salão do Artesanato está de volta a partir de amanhã, quarta-feira (29). A nona edição será no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, até domingo (2 de abril), com entrada franca.


De acordo com a Secretaria Adjunta de Turismo, da pasta do Esporte, Turismo e Lazer, a expectativa de público é de mais de 60 mil pessoas.

8° Salão do Artesanato

A feira reunirá obras de aproximadamente 1,5 mil profissionais, de 17 unidades federativas brasileiras, incluindo o DF. Além da exposição e comercialização de produtos, haverá oficinas, opções gastronômicas locais e shows de música. As apresentações artísticas ocorrerão a partir das 21 horas (veja a programação abaixo).

Espaço dos mestres

Por meio da Unidade de Gestão do Artesanato, da secretaria, quase 80 artistas do Distrito Federal vão atuar no salão. No chamado espaço dos mestres, três profissionais homenageados da cidade confeccionarão trabalhos na presença dos visitantes.

Com produção em madeira, Genolino da Silva Malta, de 65 anos, integra o trio. Ele produz peças como mandalas, espelhos, baús e porta-joias.

Rosélia dos Santos Silva Mendes, de 54 anos, mais conhecida como Roze, é a segunda representante do grupo. Há quase duas décadas, faz as próprias flores do Cerrado.

Completa o grupo de mestres a artesã Cleziânia Ribeiro de Lima Paiva, de 38 anos. A matéria-prima é a cerâmica, com a qual retrata temas do cotidiano, especialmente do meio rural.

Os artesãos da Grande Brasília também vão expor na área reservada para o Programa do Artesanato Brasileiro, com 13 profissionais, e no setor montado em parceria com as cidades-satélites do Distrito Federal, com até 50 artesãos.

Praças de convivência e oficinas do Sesc-DF

Quatro participantes do DF foram convidados a dar vida a quatro praças de convivência, com a utilização de técnicas e materiais diferentes. São eles: Zaqueu, que trabalha com metal; Paulo de Paula, artista de cerâmica; Tião Piauí, mestre no cipó; e Roberto do Bambu, que, como o próprio nome já diz, faz arte com bambu.

Diariamente, o Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) coordenará aulas de variadas técnicas e materiais para o público visitante. De maneira simples, com poucos recursos e de forma divertida e prática, até mesmo leigos poderão aprender a fazer enfeites, bijuterias e acessórios, entre outros artigos.

Veja a programação das oficinas oferecidas pelo Sesc-DF.

O salão conta também com o apoio e a participação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República, do Sesc-DF e patrocínio cultural do Banco de Brasília (BRB).

banner

Shows do 9º Salão do Artesanato

29/3 (quarta) – Dudu Braga – RC na Veia

Formada por Alex Capella (vocal), Fernando Miyata (guitarra), Juninho Chrispim (baixo) e Dudu Braga (bateria), a banda apresenta sucessos imortalizados por Roberto Carlos, como Eu Sou TerrívelÉ Preciso Saber ViverEsse Cara Sou Eu, com arranjos repaginados com o baixo acentuado e a guitarra pesada, mas sem perder a essência.

30/3 (quinta) – Bruna Viola

Uma das maiores violeiras da atualidade, a cantora e compositora Bruna Viola é um destaque no cenário musical tocando modão de viola. Natural de Cuiabá (MT), Bruna começou a tocar o instrumento aos 11 anos e, de lá para cá, adotou a Viola como sobrenome artístico. No repertório, apresenta os famosos modões Sessenta Dias ApaixonadoSaudade da Minha Terra e Telefone Mudo, entre outros.

31/3 (sexta) – Banda Camafeu

Uma mistura de samba reggae com axé music é como pode ser definida a banda brasiliense Camafeu, criada em 2011. Com uma roupagem percussiva, o pop rock e sucessos da MPB ganham uma batida diferenciada. O vocalista Guga Camafeu está à frente da banda formada por dez profissionais. No repertório, sucessos como Minha Pequena EvaFaraóPaís Tropical.

1º /4 (sábado) – Gabriel Correa

O cantor brasiliense Gabriel Correa, semifinalista da quinta temporada do programa The Voice Brasil, saiu do pop-rock e hoje aposta no sertanejo pop. Traz em seu repertório sucessos de Lucas Lucco, Marília Mendonça, Luan Santana, Israel Novaes e Wesley Safadão, entre outros. Ele já cantou com Fernando e Sorocaba e abriu um show de Marcos & Belutti.

Todas as apresentações serão a partir das 21 horas.

 

9º Salão do Artesanato

De 29 de março a 2 de abril (de quarta-feira a domingo)

De quarta a sexta-feira, das 16 às 22 horas

Sábado e domingo, das 11 às 22 horas

No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Entrada franca

Mais informações no site www.salaodoartesanato.com.br

 

COMENTÁRIOS