compartilhar

MENOS POSTOS DE TRABALHO: Desemprego sobe pelo quinto mês seguido e chegou a 20 por cento na Grande Brasília em fevereiro

Taxa é a maior para o mês de fevereiro desde 2003, diz Codeplan. Alta de 0,7% em relação a janeiro indica que 10 mil pessoas perderam emprego no período.

A taxa de desemprego no Distrito Federal subiu pelo quinto mês seguido e atingiu 20% em fevereiro, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (20).

A alta de 0,7 ponto percentual em relação a janeiro indica que 10 mil trabalhadores deixaram o mercado de trabalho, no período.


Os dados constam na Pesquisa de Emprego e Desemprego do DF, divulgada mensalmente pela Codeplan a partir de dados do Dieese. O relatório mostra que este é o pior resultado do DF em um mês de fevereiro desde o início da série histórica, em 2003.

O percentual de 20% indica que, para cada cinco moradores do DF em condições de trabalhar, um está fora do mercado. Em números absolutos, isso significa que há 322 mil desempregados na capital federal. Em fevereiro de 2015, o índice era de 11,5%, e no mesmo mês de 2016, de 16,3%.


 

Menos vagas

 

A crise econômica gerou impactos profundos no mercado de trabalho DF entre janeiro e fevereiro, segundo o relatório da Codeplan. No setor de serviços, 7 mil vagas foram fechadas. No comércio, foram 6 mil. Em 12 meses, a Grande Brasília perdeu 77 mil postos de trabalho, e o rendimento médio das pessoas empregadas caiu 6,2%.

Questionada pela TV Globo, a pesquisadora do Dieese Adalgiza Lara Amaral afirmou que o cenário ainda é "muito ruim", e que a reversão desse quadro ainda deve demorar. Segundo ela, mesmo que a economia começasse a reagir agora, em março, o impacto no índice de desemprego não seria imediato.

Segundo Adalgiza, os dados obtidos pela pesquisa mostram que o desemprego chegou até ao serviço público – onde, geralmente, há maior estabilidade. As poucas vagas criadas no período, de acordo com a pesquisadora, foram divididas entre trabalho precário (sem carteira) e oportunidades para autônomos.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS