compartilhar

REMÉDIOS CAROS: Farmácia de alto custo começa a ser instalada no Gama e deverá ficar pronta até final do ano

Unidade no Setor Leste da cidade-satélite será a terceira da Grande Brasília e deverá ficar pronta ainda neste ano. Finalidade é descentralizar a distribuição de medicamentos do SUS

O GDF começou a instalar no Gama a terceira farmácia de alto custo do Distrito Federal. A iniciativa tem como principal intenção descentralizar o serviço, que funciona no Plano Piloto e em Ceilândia.

 

Segundo o diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Emmanuel Carneiro, a nova unidade é apenas um dos passos para que o atendimento seja expandido.


“Estamos fazendo estudos para identificar lotes viáveis e abrir mais farmácias de alto custo em outras cidades-satélites.” No Gama, ela funcionará em um terreno cedido pela Secretaria de Fazenda na Praça 1, Área Especial s/n, Setor Leste — onde ficava a sede da Junta Militar. Os trabalhos se iniciaram em 22 de março, e a previsão é que sejam concluídos no segundo semestre deste ano.


A princípio, a nova farmácia deve atender cerca de cinco mil pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As outras unidades em funcionamento têm cadastro de aproximadamente 30 mil pacientes.Obras de instalação da farmácia de alto custo do Gama foram iniciadas em 22 de março.

 

Para financiar as obras, foi firmado um convênio com a Faciplac (Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central), que tem sede no Gama.

“A instituição forneceu R$ 719.670,71 e recebe, em contrapartida, acesso a ambientes de aprendizagem na rede de hospitais públicos para os alunos do curso de medicina”, explica Carneiro.


Medicamentos do SUS
As farmácias de alto custo são responsáveis pela distribuição de medicamentos do grupo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. São cerca de 200 remédios de uso crônico prolongado e para tratamento de doenças raras e de baixa prevalência.

Dos 90 tipos de condições tratadas pelo grupo, a secretaria destaca os remédios para asma, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, esquizofrenia, dor crônica, dislipidemia, transplantes de órgãos, glaucoma e insuficiência renal crônica.


Farmácias de Alto Custo no Distrito Federal

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Asa Sul
Estação 102 Sul do Metrô
(61) 3322-9498


Ceilândia
Praça do Cidadão (EQNM 18/20, Blocos A e C)
(61) 3581-3672

 

COMENTÁRIOS