compartilhar

SEMANA SANTA: Confira as celebrações e Vias-Sacras no Plano Piloto e nas cidades-satélites

Além da tradicional via-sacra de Planaltina, outros locais preparam apresentações para celebrar a data. Samambaia terá a 19ª Paixão do Cristo Negro.

Católicos do Distrito Federal celebram até o próximo domingo (16) a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

 

Uma das datas mais tradicionais do calendário cristão, a Semana Santa será marcada por eventos religiosos que vão ocupar diferentes regiões administrativas, com missas solenes, encenações da via-crúcis e cortejos.


 

Programação

 

Planaltina
Na quinta-feira (13), o Ginásio de Múltiplas Funções receberá, às 20h, a representação da Santa Ceia. A montagem compõe a série de atividades gratuitas organizadas por voluntários das paróquias da cidade, que tem como ápice a via-crúcis no Morro da Capelinha.

A conhecida via-sacra de Planaltina completa 44 anos em 2017. Ao todo, 1,4 mil voluntários vão participar da organização e da encenação da Paixão de Cristo. A apresentação será na sexta-feira (14), a partir das 15h.

Durante o espetáculo, os atores encenam o caminho percorrido por Jesus Cristo, do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Todos os anos, os organizadores preparam uma surpresa para o público, estimado em 150 mil pessoas. Desta vez, a equipe adiantou apenas que homenageará Nossa Senhora de Fátima, padroeira do Morro da Capelinha.

No sábado (15), também às 15h, ocorre a encenação da via-sacra da criança. A celebração será no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções de Planaltina. Para encerrar a programação, banda católicas, como “Filhos do Rei” e “Ministério Adoração e Vida”, se apresentam no show intitulado “Vem Cantar com Cristo”, a partir das 18h, no mesmo espaço destinado à via-sacra da criança.


Samambaia
Prestes a completar duas décadas de história, a Paixão do Cristo Negro terá início, às 17h, na quadra 302, em frente à igreja Santa Luzia, e percorrerá a cidade até a quadra 102, onde voluntários vão interpretar a paixão e morte de Jesus Cristo.

No cortejo, os atores aproveitam o espaço para protestar contra a violência e a precariedade da saúde pública. "Denunciamos as diferentes formas de opressão, em memória daquele que dedicou sua vida a combatê-las", apontou o coordenador do espetáculo, Gilberto Alves.


Plano Piloto

Catedral de Brasília
O cardeal Sergio da Rocha conduzirá a “Missa do Lava Pés” na Catedral Metropolitana de Brasília, na quinta-feira (13), às 20h. Nessa celebração, o bispo ou o padre lava os pés de algumas pessoas da comunidade, simbolizando o compromisso de estar a serviço das pessoas.

Na Sexta-feira da Paixão (14), a comunidade da igreja fará uma procissão em frente à Catedral para simbolizar a via-crúcis de Jesus. No Domingo de Páscoa (16), três missas vão se desenrolar ao longo do dia: às 8h30, às 10h30 e às 18h.


Templo da Boa Vontade
Na quinta (13) tem sessão de meditação na Sala Egípcia às 19h. No dia seguinte, a LBV vai fazer uma homenagem a Maria. No sábado (15), haverá uma reunião com o tema "Como viver a nossa paixão por Jesus?" às 16h15. O Coral Ecumênico do templo apresenta uma cantata de Páscoa 18h15.

Para fechar as celebrações da Semana Santa, no domingo (16), integrantes do Espaço Cultural e do Coral Comunitário Nair Torres apresentam o musical "Jesus vive!". A LBV também expõe a mostra “Missão Cruls – Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil”, que segue em cartaz até o dia 30 abril na galeria de arte do templo.


Ceilândia
A Paróquia dos Evangelistas São Marcos e São Lucas promove desde o Domingo de Ramos (9) uma programação especial para a Semana Santa. Na sexta (12), está programada a encenação da via-sacra que percorrerá alguns pontos de Ceilândia. A procissão sairá da paróquia às 16h30.

Taguatinga

Via-sacra da igreja Nossa Senhora de Fátima realizada no Colégio Marista, em Taguatinga  (Foto: Arquivo pessoal )Via-sacra da igreja Nossa Senhora de Fátima realizada no Colégio Marista, em Taguatinga

A comunidade de Taguatinga e alunos do Colégio Marista integram a via-sacra organizada pela igreja Nossa Senhora de Fátima. A encenação ocorre na Sexta-feira da Paixão (14), a partir das 19h. A montagem é intrepretada dentro dos espaços da escola, na QSD, área especial 1.

Riacho Fundo
O grupo de teatro Confiart representará a crucificação de Jesus Cristo, na sexta (14), durante procissão, que terá início na Praça do Coreto, na QN 1, a partir das 8h. O público e os atores vão caminhar até a QS 2, próximo à Paróquia São Domingos Sávio.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS