compartilhar

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: Via Sacra do Morro da Capelinha reúne 60 mil fiéis em Planaltina

Com 1,8 mil voluntários, peça percorreu 7 km para narrar os últimos dias de Cristo. Desde a madrugada, fiéis chegavam ao local para cumprir promessas e agradecer.

Mais de 60 mil fiéis se reuniram durante toda esta sexta-feira (14) no Morro da Capelinha em Planaltina, cidade-satélite de Brasília, para acompanhar a encenação da via-crúcis de Jesus Cristo.

O percurso até a cruz e a ressurreição, eternizados na Bíblia, são encenados no local há 44 anos.


Para muitos católicos, o dia de agradecimento começou cedo. Alguns chegaram ao morro ainda de madrugada – e de joelhos – para cumprir promessas e renovar pedidos.


"Foi a pedra na vesícula, né, que derramou. Aí, eu estava 'morre, não morre', no hospital e ela fez a promessa. É a fé, né? Se não fosse a fé, que ela teve em mim ali, para me curar logo", diz o motorista Fabiano Ribeiro. A esposa, Isabela, subiu o morro nas primeiras horas da manhã para cumprir o acordo com o santo de devoção.

Imagem relacionada

A encenação principal – a maior a ser realizada em todo o Distrito Federal – começou por volta das 16h, sob sol forte. Ao todo, 1,8 mil pessoas participaram do espetáculo, entre atores e produtores. O grupo encenou as 15 estações da Via Sacra, desde o julgamento de Cristo até a ressurreição, três dias após a morte na cruz.

Para garantir a fidelidade à narrativa bíblica, os voluntários ensaiaram por 40 dias. O percurso total da peça tem 7 km, incluindo 1 km de subida.


 

Programação de Páscoa

 

A programação prevê ainda a Via-Sacra da Criança, com 230 artistas mirins, a partir das 16h30 do sábado (15). O domingo de Páscoa (16) fechará as celebrações com shows de bandas católicas. Ambas as atrações ocorrerão no estacionamento próximo à administração regional.


O governo do Distrito Federal liberou R$ 1,1 milhão para o pagamento da infraestrutura da Via Sacra - palcos, telões, sistema de som e iluminação.Para garantir a segurança de quem assiste e evitar acidentes, a Defesa Civil foi ao local nesta quinta para acompanhar a montagem e vistoriar a estrutura.


 

Serviço:

 

Via-Sacra da Criança
15 de abril (sábado)
Às 16h30
No estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções de Planaltina

Páscoa
16 de abril (domingo)
Às 19 horas
Shows de bandas católicas
No estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções de Planaltina

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS