compartilhar

NOVA GESTÃO: Projetos de PPPs - Parcerias Pùblico Privadas e concessões estão em andamento no GDF

AO TODO SÃO 15 PROJETOS PROPOSTOS POR ÓRGÃOS DO GDF. ADMINISTRAÇÃO DO PARQUE DA CIDADE É UMA DAS CONCESSÕES PROPOSTAS

Projetos de parcerias público-privadas (PPP) e de concessões estão atualmente em andamento no GDF. Ao todo são 15 propostas, seis delas em fase de estudo.

 

Uma das propostas, da Secretaria das Cidades, é a Zona Azul, que implementa a cobrança em estacionamentos públicos.

 Resultado de imagem para zona azulAssim como a Zona Azul, o primeiro setor habitacional a ser construído por meio de PPPs, no Jardim Botânico, também já foi autorizado pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas.


 

A Companhia Metropolitana de Brasília (Metrô) é responsável pela proposta de construção da Estação Estrada Parque, que aguarda aprovação da Câmara Legislativa para alterar a destinação do terreno. 


Outro PPP é o Arenaplex, que prevê a criação de um espaço de convivência para atrair o público para área do Mané Garrincha, Nilson Nelson e Complexo Aquático Cláudio Coutinho.

 

Resultado de imagem para estadio nacional mane garrinchaA intenção é maximizar a capacidade de uso do Estádio Nacional, fazer uma reforma no Ginásio e manter, sem cobrança, o uso do Cláudio Countinho. A Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) analisa a proposta. A agência, que é responsável por 13 propostas, analisa ainda a criação do parque tecnológico Biotic, que procura estabelecer o Distrito Federal como um polo tecnológico.


Em fase de estudos

Dos 15 projetos em andamento, seis deles ainda estão em fase de estudos. A modernização da iluminação pública, a administração do Complexo Esportivo do Guará e do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek estão entre eles.


Imagem relacionadaOutro projeto em análise é a Transbrasília, que visa ligar o Plano Piloto à Samambaia. A reestruturação do Shopping Popular de Brasília, a transferência de gestão do Autódromo Internacional Nelson Piquet, do Kartódromo Ayrton Senna, Estádio Antônio Otoni Filho, ginásio de esportes e do Clube Vizinhança completam a lista.


O presidente da Terracap, Júlio César Reis, acredita que as PPPs e as concessões são importantes para a mudança da matriz econômica do Distrito Federal. “As parcerias servem para otimizar o uso dos espaços públicos e dar maior agilidade à execução de obras.”

Para o subsecretário de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Fazenda, Rossini Dias, as propostas ajudam a fugir do modelo tradicional de investimento. “É fomentar a economia com administrações especializadas e recursos do setor privado.” A pasta é responsável por seis projetos.


Paralisados

Resultado de imagem para CENTRO DE CONVENÇOES DFEnquanto os 15 processos estão em andamento, dois tiveram a licitação interrompida: do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e do Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto. A medida foi tomada após questionamentos do Tribunal de Contas do DF, que ainda não foram respondidas pelo GDF. Já a licitação do Mirante Flor do Cerrado será reformulado.

 

Fonte: *Via Diário do Poder/Clipping

COMENTÁRIOS