compartilhar

DENTISTAS DE GRAÇA: Universidade Católica oferece tratamento dentário gratuitamente à jovens de baixa renda

Crianças e adolescentes passarão por uma triagem nos dias 27 e 28 de abril

O curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) recebe, nos dias 27 e 28 de abril, o programa Dentista do Bem, da Oscip Turma do Bem.

Nestes dois dias, serão selecionadas centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito.


A ação, resultado da parceria entre Oral-B e Turma do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. A expectativa é que milhares de jovens façam triagem nesse dia.


Para participar, é preciso ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.

 

“Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz”, diz professor da UCB e coordenador regional voluntário da Turma do Bem, Eric Franco.Resultado de imagem para Dentista do Bem,


 

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Para Franco, esse cenário é resultado de um descaso histórico com a odontologia. “As pessoas continuam sofrendo para ir ao dentista.”

De acordo com ele, o processo de triagem é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

UCB/DIvulgação

Após esse processo, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.


A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. Para facilitar o acesso, a Turma do Bem encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Serviço:Resultado de imagem para Dentista do Bem,
UCB será sede da 4a edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo
Local: Campus I da Universidade Católica de Brasília
Endereço: QS 07, Lote 01, EPCT, Taguatinga, Bloco S
Horário: Das 9h às 13h30
Data: dias 27 e 28 de abril de 2017

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS