Image and video hosting by TinyPic

 

Image and video hosting by TinyPic

 

compartilhar

ANIVERSÁRIO DO "JK": Inaugurado antes da capital federal, aeroporto de Brasília completa 60 anos

Terminal é hoje o terceiro mais movimentado do país e, só no ano passado, recebeu 17,9 milhões de passageiros

Aberto ao público em 3 de maio de 1957, o aeroporto de Brasília completa 60 anos nesta quarta-feira (3/5) com muitas histórias para contar. Inaugurado antes da capital federal, o terminal foi palco de momentos memoráveis como a chegada da comitiva da Novacap responsável pela construção de Brasília e o desembarque do presidente Juscelino Kubitschek para a inauguração da cidade. Hoje, é o terceiro aeroporto mais movimentado do país.Resultado de imagem para aeroporto jk 60 anos

Só no ano passado, 17,9 milhões de passageiros passaram pelo terminal, um enorme salto em relação aos 2,7 milhões registrados em 1996. O número de aeronaves que trafegam no Aeroporto também cresceu, de 90.981 há 20 anos para 161.167 em 2016. Por dia, uma média de 49 mil passageiros passa pelo terminal e cerca de 440 voos chegam e partem do local.

Os últimos anos também foram de mudança para o aeroporto de Brasília. Em 2011, foi um dos terminais aeroviários que participou da primeira rodada de leilões para concessão de aeroportos no Brasil. A vencedora do certame foi a empresa Inframerica, que hoje administra o terminal.

 

Resultado de imagem para aeroporto jk antigoEm 2012, tiveram início as obras de ampliação do aeroporto, para a realização da Copa do Mundo de futebol no Brasil. Em 2014, a reforma foi entregue e a área do terminal passou de 60 mil metros quadrados para 100 mil metros quadrados. As pistas de pousos e decolagens também foram ampliadas e o Aeroporto de Brasília é o que tem a maior capacidade de pista do país.

 

Para o presidente da Inframerica, Daniel Ketchibachian, a comemoração tem grande importância para a cidade. “O aeroporto cresceu junto com Brasília. O terminal aéreo passou por acontecimentos importantes ao longo dos 60 anos. Por muito tempo foi local de visita e diversão enquanto a cidade estava em obras e havia poucas opções de lazer. A relação do brasiliense com o Aeroporto é única e diferente de qualquer cidade”, conta. (*Pedro Alves / Com informações da Inframerica)

Resultado de imagem para aeroporto jk 60 anos

 

Fonte: *Via Metropole/Clipping

COMENTÁRIOS