compartilhar

MAIO MOLHADO: Brasília supera em 66 por cento de média de chuva prevista para todo este mês

Dados do Inmet apontam que choveu 64,3 mm desde dia 1º até esta segunda-feira; média é de 38,6 mm. Fenômeno não acontece há 20 anos, diz especialista.

As chuvas que caíram no Distrito Federal desde o início do mês superaram em 66% a média prevista para todo os dias de maio.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 64,3 mm desde o dia 1º até esta segunda-feira (22).

Inicialmente, a média prevista para o mês era de 38,6 mm.

Ao G1, o meteorologista Mamedes Melo afimou que o fenômeno foge dos padrões. "Isso não é normal, não. A última vez em que aconteceu algo parecido foi há 20 anos. Ou seja, não é corriqueiro acontecer isso nos meses de maio."


Ele explicou ainda que a chuva que atingiu a Grande Brasília no último fim de semana é consequência de dois fatores. "A chuva aconteceu devido a uma grande umidade que veio da região Norte, e que cruzou o país induzida por uma frente fria que veio do Sul."

Nas planilhas do Inmet, há previsão de chuva para esta segunda. Existe a possibilidade de também cair chuva nesta terça. No entanto, a tendência é de que as chuvas fiquem cada vez mais escassas porque o Distrito Federal já está no período de seca do ponto de vista meteorológico.

 

Fonte: *Via G1/Clipping

COMENTÁRIOS